Cachorro na Cama

Por: em

Dividir a cama com um ou mais cachorros é um hábito comum para muitas pessoas. Essa prática costuma começar quando o animal ainda é um filhote e não está acostumado com seu novo lar, acalmando-se durante a noite apenas quando fica bem próximo do dono.

cachorro-na-cama

Apesar de ser uma demonstração de afeto, nem sempre deixar o cão dormir na mesma cama que o proprietário pode ser uma boa ideia, pois o bicho de estimação pode se acostumar mal, gerando problemas futuros para seu dono.

Assim como as crianças que dormem junto dos pais, os cães que dormem na cama de seus donos podem se tornar possessivos e carentes, existindo até o risco de que o cão seja agressivo diante de outras pessoas ou animais que se aproximem de seu dono.

cachorro-na-cama

Outro possível problema de ter a companhia do cachorro durante o sono é o aumento no risco de pegar alguma doença caso o animal não esteja devidamente limpo. Por conta disso, quem faz questão de dormir com seu cãozinho deve levá-lo até uma clínica veterinária para que ele passe por uma vermifugação e fique com todas as vacinasem dias. Aspatas do bicho devem ser higienizadas antes que ele suba na cama e os lençóis e fronhas precisam ser trocados constantemente.

cachorro-na-cama

Já quem deseja acabar com esse hábito deve providenciar uma cama exclusiva para o cachorro. Essa caminha deve ser um pouco maior que ele e deve oferecer o máximo de conforto possível. Também é necessário evitar que o animal suba na cama de seu dono como fazia antes. Sempre que ele subir, é preciso tirá-lo na mesma hora, até que ele aprenda que não pode mais fazer isso.

O cão provavelmente dará trabalho até se acostumar com a nova caminha, mas se o dono tiver paciência, logo o cachorro entenderá onde deve dormir. Para facilitar o novo costume, é importante colocar a caminha em um local não muito longe da cama onde o cão dormia. No início, o dono deve deitar perto da caminha e chamar o animal pelo nome, usando comandos como “deitado” ou “cama”. Quando o animal seguir as instruções, ele deve ser recompensado com petiscos e deve ser acariciado até relaxar e dormir.