Cachorro se torna guardião de uma adorável girafa bebê

Durante a sua curta vida, esta girafa bebê teve um guardião e um grande amigo: um cachorro.

Esta história é mais uma comprovação da lealdade e dedicação dos cachorros. Uma girafa bebê foi encontrada sozinha, foi resgatada e teve a companhia e a proteção de um amigo fiel durante todos os dias de sua vida. Girafa e cachorro se tornaram grandes amigos.

Os cachorros são os nossos melhores amigos – todo mundo sabe disso. É interessante observar que eles não se dedicam apenas aos humanos. Apesar da proverbial desavença, muitos cães são amigos de gatos e há relatos de amizade entre os charmosos peludos com animais muito diferentes, como elefantes, javalis e até corujas.

Jazz, a girafa

Cachorro se torna guardião de uma adorável girafa bebê
The Rhino Orphanage/Facebook

Este caso ocorreu na África do Sul, na Província de Limpopo. Certa manhã, um fazendeiro da região percebeu que havia alguma coisa errada com um animal: uma girafa bebê. Moradores da África central e meridional estão acostumados com a presença de mamíferos gigantes, mas a girafinha atraiu especialmente a atenção.

A girafa bebê estava sozinha, um fato incomum, já que os animais da espécie vivem em bandos numerosos e apenas eventualmente alguns indivíduos já idosos são avistados sozinhos. Além disso, os filhotes permanecem o tempo todo ao lado das mães.

Uma girafa nasce com 1,5 metro, pesando 70 kg. Pode parecer muito, mas um macho adulto atinge 5,30 metros e ultrapassa os 500 kg. Ao observar a girafa “pequena” sozinha, o fazendeiro compreendeu imediatamente que havia algo errado.

Mesmo adultas, as girafas são presas de leões, leopardos e até mesmo de bandos de hienas. Um filhote, sem a proteção do grupo familiar, se tornaria a refeição de algum grande predador em questão de horas. Era preciso encontrar uma forma de defender a girafinha.

Cachorro se torna guardião de uma adorável girafa bebê
The Rhino Orphanage/Facebook

No continente africano, existem dezenas de organizações de defesa dos animais. Em Limpopo, a opção mais próxima para socorrer a girafa bebê era The Rhino Orphanage. Longe de ser especializado, era a chance de vida para o filhote.

The Rhino Orphanage foi fundado em 2012 e é a primeira entidade especializada na proteção aos rinocerontes, espécie em risco de extinção em função da caça indiscriminada e da fragmentação do habitat.

A equipe rapidamente se prontificou a socorrer a girafinha. O local exato o santuário não é divulgado, porque os rinocerontes continuam sendo caçados para retirada dos chifres (considerados afrodisíacos na África e na Ásia), mas, em poucas horas, o filhote, que recebeu o nome de Jazz, já estava em segurança.

Cachorro se torna guardião de uma adorável girafa bebê
The Rhino Orphanage/Facebook

Jazz chegou inconsciente ao santuário. Os veterinários constataram problemas na pressão intracraniana da girafa. Mais tarde, descobriu-se que se tratava de uma condição genética, que explica o abandono por parte da mãe.

Por razões instintivas, algumas mães abandonam os filhotes quando percebem que eles têm poucas chances de sobrevivência, por doenças hereditárias ou más-formações. Pode parecer cruel, mas o raciocínio é simples: não se pode comprometer a segurança do bando.

Uma girafa entre rinocerontes

Jazz passou a receber alimentação intravenosa com todos os nutrientes necessários. Os médicos constataram que o caso era grave: o filhote tinha problemas de coordenação e a pressão arterial estava perigosamente alta, mesmo para uma girafa.

Um membro da equipe do Rhino Orphanage se colocou a postos para proteger a girafa bebê: Hunter, um pastor belga malinois, que, apesar do nome, é um defensor dos animais (em inglês, Hunter significa caçador).

A girafa permaneceu o tempo todo recolhida em uma enfermaria. Os médicos conseguiram superar o estado de coma e Jazz passou a receber diversas mamadeiras diariamente. Os voluntários conseguiram fazer Jazz ficar em pé e dar alguns passos, sempre sob a supervisão de Hunter.

Cachorro se torna guardião de uma adorável girafa bebê
The Rhino Orphanage/Facebook

O cachorro se tornou um fiel escudeiro do filhote. Os rinocerontes não são muito sociáveis e, talvez por isso, Hunter se tornou muito próximo da girafa bebê. Jazz, por sua vez, percebeu que tinha conquistado um amigo poderoso, sempre pronto para protegê-la de todos os perigos.

A amizade foi documentada em fotos e filmagens. Hunter e Jazz realmente se tornaram muito próximos e o cachorro raramente se afastava da girafinha. Ele parecia entender que a saúde do filhote era muito frágil e, por isso, ele precisava de apoio nas 24 horas do dia.

Infelizmente, Jazz teve uma vida muito curta. Quando ela foi encontrada pelo fazendeiro, tinha poucos dias de vida – talvez tivesse nascido naquele mesmo dia. Ela permaneceu no Rhino Orphanage por três semanas, sempre vigiada pelo melhor amigo.

Certa manhã, a girafa bebê sofreu um desmaio súbito. Os sintomas da doença tinham se agravado nos dias anteriores – Jazz estava perdendo o equilíbrio e parecia sofrer algumas ausências, de acordo com postagens nas páginas do santuário nas redes sociais.

Cachorro se torna guardião de uma adorável girafa bebê
The Rhino Orphanage/Facebook

O agravamento dos sinais fez Hunter se tornar ainda mais atento: nas últimas 48 horas de vida de Jazz, o cachorro ficou ao lado da amiga, recusando-se inclusive a afastar-se para comer e descansar.

O desmaio de Jazz decorreu de uma hemorragia cerebral. Ela não resistiu e morreu em poucos minutos. A morte comprovou que a mãe girafa estava certa: o filhote não tinha condições de sobreviver, nem mesmo em um ambiente controlado e protegido.

Hunter ficou desolado por alguns dias, assim como toda a equipe do santuário. O cachorro realmente sentiu a morte da amiga improvisada, passou algum tempo no cubículo da girafinha e acompanhou o enterro.

Cachorro se torna guardião de uma adorável girafa bebê
The Rhino Orphanage/Facebook

Mas o pastor belga conhece as responsabilidades e, por isso, voltou prontamente às suas tarefas de “pastor de rinocerontes”. Apesar de a espécie fazer parte, juntamente com leões, leopardos, elefantes e búfalos, do Big Five africano (os animais mais difíceis de serem caçados), os filhotes são relativamente frágeis.

Hunter deve refletir, em alguns momentos do dia, sobre o período em que conviveu com Jazz. Ele teve momentos felizes com a girafa bebê, que ficarão para sempre na memória. A parceria inusitada é mais um lembrete, para nós, de que a amizade dos cachorros é incondicional.

Você também vai gostar...

Deixe um comentário