Cachorro sem pelos abandonado se transforma em um “ursão de pelúcia”

Por: em

Este cachorro foi abandonado num posto de gasolina. Resgatado, ele recuperou os pelos e a beleza. 

Um cachorro sem pelos estava abandonado nas ruas de Bali, uma província da Indonésia, quando foi encontrado por Aron, um ativista dos direitos dos animais conhecido pela página Sun and Sage nas redes sociais. O animal estava sozinho na estrada, perto de um posto de gasolina. 

Seguir Cães Online no Facebook

A Indonésia é um dos campeões mundiais quando se trata de cães e gatos abandonados nas ruas. Muitas entidades lutam bravamente para atenuar a situação, além de ativistas solitários, como é o caso de Aron. Ele ajudou a transformar Homer, de um cachorro pelado a um ursão de pelúcia. 

cachorro-abandonado-se-transforma-em-um-urso-de-pelucia
Instagram/ sun_and_sage

A história de Homer 

Aron estava passando por uma estrada de Bali quando avistou um cachorro. À primeira vista, parecia que o animal tinha sérios problemas de pele, porque estava totalmente pelado. “Talvez fosse um caso de sarna, ou algo assim”, pensou o ativista. 

O cachorro estava perdido na beira da estrada, assustado e parecia ferido. Aron, no entanto, estava decidido a resgatá-lo. Ele saiu do carro e tentou se aproximar, mas o cachorro pelado parecia ter muito medo de humanos: a cada passo que Aron dava, o animal recuava um pouco mais. 

cachorro-abandonado-se-transforma-em-um-urso-de-pelucia
Instagram/ sun_and_sage

Aron sabia que não podia desistir. O cachorro caminhava perigosamente entre os carros que passavam em alta velocidade e o posto de gasolina não parecia ser um pouso seguro para ele. O ativista, com a ajuda de alguns rapazes que trabalham no local, conseguiu espantar o cachorro para o acostamento. 

Finalmente, foi possível isolar o cachorro em uma margem da estrada. Aron tentou alimentá-lo, mas o peludo não dava sinais de que iria se aproximar voluntariamente. Observando mais de perto, o ativista pôde perceber que o animal não tinha apenas meros problemas de pele. 

Aron conseguiu perceber que o cachorro tinha tumores subcutâneos – alguns haviam aflorado e perfurado a pele, causando a queda dos pelos. O estado era deplorável e evidentemente o animal estava sentindo muitas dores. 

cachorro-abandonado-se-transforma-em-um-urso-de-pelucia
Instagram/ sun_and_sage

É impossível mensurar a imprudência e o descaso dos tutores, que permitiram ao animal chegar a uma situação tão preocupante. O corpo do cachorro estava todo desgastado, com grandes áreas em carne viva. Além de tudo, quando parecia que tudo estava perdido, o animal fora abandonado na estrada. 

O resgate 

Aron tem experiência com animais de rua. Ele experimentou manter o contato visual, mas o cachorro não queria fixar os olhos: ele estava apavorado. Com muita insistência, o ativista deixou um pouco de comida no chão e o cachorro se aproximou. 

Mas, apesar do medo que sentia, o cachorro não exibia sinais de agressividade. Em nenhum momento ele deu mostras de que pretendia atacar e morder. Mesmo assim, Aron não conseguiu capturá-lo: foi preciso pedir ajuda de um grupo de resgate. 

Os voluntários do BAWA – Bali Animal Welfare Association – chegaram rapidamente, enquanto Aron tentava segurar o animal. O cachorro, no entanto, dava mostras de que tinha medo de humanos: para eles, humanos significavam perigo e dor. 

cachorro-abandonado-se-transforma-em-um-urso-de-pelucia
Instagram/ sun_and_sage

Com muita paciência, o grupo conseguiu capturar o cachorro, rapidamente batizado de Homer. O estado de saúde chamou a atenção dos voluntários, que o levaram imediatamente para uma clínica veterinária. Aron se comprometeu a cobrir os custos. 

Homer foi encaminhado à clínica Sunset Vet, em Kedewatan, na mesma ilha. Os veterinários diagnosticaram câncer de pele: o cachorro precisaria se submeter a sessões de quimioterapia. As chances de sucesso do tratamento, no entanto, eram mínimas. 

Aron passou a visitar Homer diariamente. No início, o cachorro nem sequer saía da gaiola em que era mantido: eles conversavam apenas através das grades. Com o tempo, o peludo ganhou confiança suficiente para sair da gaiola e ficar lado a lado com o salvador. Talvez Homer tenha começado a perceber que os humanos podem, às vezes, ser muito gentis. 

cachorro-abandonado-se-transforma-em-um-urso-de-pelucia
Instagram/ sun_and_sage

Com muita paciência, Aron conseguiu fazer os primeiros carinhos no cachorro. Felizmente, o tratamento estava sendo eficiente e, depois das aplicações de quimioterapia, o pelo de Homer começou a ressurgir: inicialmente, apenas uma penugem, que logo se transformou em uma cobertura branca, cada vez mais espessa. 

Homer começou a dar sinais evidentes de que estava se recuperando. Em três meses, ele se mostrou um imenso gigante, rapidamente apelidado de “ursão de pelúcia”. Apesar do porte, ele também mostrou ser um cachorro carinhoso e doce. 

A recuperação emocional demorou mais do que a cura física. Aos poucos, o cachorro começou a abanar o rabo quando recebia as visitas de Aron. Em seguida, passou a se aproximar voluntariamente, a lamber a mão do benfeitor, a brincar e divertir-se. 

Finalmente, Homer estava curado e também tinha recuperado a autoestima e a confiança nos humanos. Uma amiga de Aron se disponibilizou para adotar o grande cachorro. Agora, o animal que quase morreu na estrada é um cachorro amável e querido por todos. Ele realmente começou a curtir a vida. 

Nungki é a nova tutora de Homer. Ele adora a companhia dela e, mais ainda, de descansar nos braços da mãe, como se ainda fosse um pequeno filhote. Este cachorro, depois de tempos difíceis, está muito feliz e certamente ainda terá muitas aventuras na vida. 

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News