Cães da Raça Chow Chow

Em função de suas características físicas e também do nome, muita gente acredita que os cães da raça Chow Chow tenham surgido na China. No entanto, os primeiros exemplares desta raça apareceram na Mongólia. Algum tempo depois estes cães foram levados pelos mongóis até à China, país no qual a raça é bastante popular, tendo sido usada para ilustrar vasos e objetos na dinastia de Han.

Os Chows Chows desempenharam inúmeras funções ao longo dos anos, atuando desde puxadores de trenó e cães de guarda até prato principal, em função da carne extremamente macia.

Os exemplares da raça foram levados da China para a Inglaterra, onde foram vistos como excêntricos e exóticos. Deste período em diante os cães sofreram diversas mudanças físicas, mas o temperamento e a personalidade se mantiveram. E foi apenas em 1894 que o clube da raça foi criado, sendo estabelecido então um padrão oficial.

É comum encontrar exemplares da raça nas cores caramelo, branco, preto e até vermelho. A altura dos machos costuma variar entre 48 e 56 cm, e das fêmeas, 46 a 51 cm. A característica mais marcante desta raça, sem dúvida alguma, é a língua azul.

Existem diversas lendas para a coloração, sendo que a mais difundida é a de que durante a criação do universo e pintura do céu de azul por Deus, algumas gotinhas de tinta caíram no chão, sendo posteriormente lambidas por um Chow Chow, que desde então ficou com a língua azulada.

Os Chows Chows são excelentes cães de companhia, mas possuem uma personalidade bem marcante. Algumas pessoas o definem como um cachorro com alma de gato, pois este não costuma se mostrar muito esfuziante quando os donos chegam em casa, por exemplo, e eles não costumam solicitar a presença dos familiares. Além desta questão, os exemplares desta raça são definidos como sendo cães de um dono só, deixando bem clara a sua preferência dentro de casa.

Os Chows Chows são ainda muito silenciosos, latindo apenas quando há algo anormal, e territorialistas, sendo necessário que sejam socializados desde cedo para que convivam bem com outros cães e para que não questionem a liderança do dono. Apesar de não se mostrarem muito ativos, eles adoram praticar atividades físicas e necessitam de brincadeiras e passeios.

Com relação a truques os cães da raça deixam bem clara a sua personalidade forte, só os executando quando bem entendem.

Em função da pelagem bastante espessa é recomendável que os cães sejam escovados diariamente, no entanto, os banhos não devem ser dados com frequência para que a oleosidade natural da pele não seja alterada. Além disso, na hora da secagem do pelo é necessário que se tenha atenção redobrada, pois quando este não fica bem seco é comum que surjam problemas de pele ou alergias.

2 Comentários

Deixe um comentário
  1. Estou a procura de alguem que possa me responder < e possivel que um filhote de chow chow nasça com a lingua rosada, com o tempo aparece uma mancha azul debaixo da lingua, o ceu da boca e escura , ele tem dois meses e sera que a lingua ficara azul???????Nao consigo ninguem nem o veterinario soube responder. Tenho um chow chow legitimo e foi cruzado com uma pretença chow chow…o filhote que esta comigo e fruto desse relacionamento…Por favor, alguem me responda ?????…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *