Cães e gatos podem ser melhores amigos um do outro! Confira algumas dicas e saiba como estabelecer muita harmonia nesta relação.

O convívio entre cães e gatos pode ser tranquilo e inclusive eles podem se tornar os melhores amigos. Por meio de pequenas atitudes é possível evitar brigas e estresse entre eles. Ao trazer para a casa, por exemplo, um filhote de gato e no local já houver um cão pode ocorrer alguns conflitos, mas que podem ser amenizados com alguns cuidados especiais. Confira!

Cães e gatos podem conviver em harmonia!

Ter paciência é fundamental para harmonizar a relação entre os cães e gatos e, além disso, demanda um certo tempo, que pode variar de meses a semanas. Por exemplo, quando o gato ainda é filhote ele precisa conhecer o ambiente e se familiarizar com a nova morada. Por isso, ter paciência é essencial para construir uma relação de amizade entre um cão e um gato.

Coloque rotas de fuga pela casa para o gato, porque ele é o mais fraco da relação. Verifique se há esconderijos ou locais que ele possa se sentir seguro e caso achar conveniente demarque território separado para ambos e não permita que se encontrem sem a sua supervisão.

As comidas devem ser postas de forma separada: gatos gostam de comer em lugares altos e ele vai se sentir mais seguro. Desta forma, as rações devem ser colocadas em ambientes separados e de modo que um não possa roubar a comida do outro.

Cuidado para o seu gato não fugir de casa, por isso, observe bem se as janelas e portas estão sempre fechadas. A convivência inicial, geralmente, é difícil, mas com o tempo e muita paciência eles podem viver tranquilamente juntos.

Permaneça atento ao comportamento do cão, porque pode ser que você precise controla-lo caso ele queira atacar o gato. Faça isso até que ambos cheguem a um consenso para viver em harmonia.

Nunca deixe os dois sozinhos em um espaço até que, realmente, estejam acostumados um com o outro, porque não tem como prever o comportamento durante uma socialização entre cachorros e gatos, por mais dóceis e mansos que eles sejam. Há raças que tem tendência a estranhar mais os gatos como, por exemplo, o Retriever Labrador, que possui o temperamento calmo. Porém, há outras que podem se acostumar mais facilmente com a companhia dos gatos como o Pit Bull.

Tenha cautela durante a socialização e, principalmente, muito amor e carinho. Lembre-se de que isso pode demorar um pouco, mas com muita dedicação, em breve, o cão e o gato se tornarão os melhores amigos!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui