Cães podem tomar leite?

Há segredos que os donos de cachorros não contam e que podem prejudicar a saúde do animal.

Existem cães que apresentam alguns sintomas incomuns e ao serem levados ao veterinário não tem um diagnóstico conclusivo. Há cachorros que apresentam hipersensibilidade alimentar, dentre eles o leite se destaca como um grande vilão. Porém os tutores de cachorros não contam ao veterinário na consulta que dão um pãozinho com manteiga de manhã para o cãozinho, ou um pouco de sorvete a noite após o  jantar.

caes-podem-tomar-leite

“Ele só come ração”, dizem as pessoas na consulta, ignorando a pequena quantidade de lactose que o cachorro está ingerindo todos os dias. Todos nós gostamos de agradar o cãozinho de vez em quando, mas esconder isso na consulta não vai ajudá-lo.

Pode dar leite ou não pode?

Não é aconselhável dar leite para os cachorros. Repare na natureza. Os mamíferos consomem leite até o desmame, ficando claro que o leite não é essencial na vida adulta dos animais. Algumas pessoas pensam que os cachorros precisam de leite para obter cálcio, mas a carne e os legumes já contém o tanto de cálcio necessários para eles.

Nenhum laticínio é recomendado para os cães, mas um pouco de iogurte, um pedaço de queijo, ou um pouco de sorvete ocasionalmente não vai fazer mal a ninguém, apesar de não ser aconselhado. Caso o cachorro apresente intolerância à lactose ai sim é realmente proibido qualquer laticínio.

Alguns cães adultos não produzem lactase, a enzima que digere a lactose ( o açúcar do leite). Isso pode ocasionar uma inflamação intestinal e diarreia. Sabendo disso é bom oferecer aos cães produtos sem lactose e evitar todos os derivados do leite que puder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *