Cães que Demarcam Território

Por

O instinto de muitos cães de demarcar território incomoda muita gente, afinal, ninguém gosta de limpar a urina do seu cachorro em diversos cantos da casa (e até em outros lugares onde o cão é levado). Porém, não adianta ficar com raiva do cachorro, pois ele não tem culpa de não controlar seus instintos.

cães-que-demarcam-território

Há quem prefira ter uma fêmea em casa para evitar esse problema, mais comum entre machos. Se você tem esperança de que o hábito de marcar território vai diminuir com o tempo é melhor cair na realidade, pois seu cachorro não perderá esse costume com o passar dos anos.

cães-que-demarcam-território

O que você pode fazer para acabar de vez com a demarcação é castrar o seu animal, pois só assim a produção do hormônio masculino acabará. Por isso, consulte um veterinário para saber se o seu cão pode ser castrado, o que vai impedir broncas e contratempos devido ao comportamento instintivo de marcação territorial.

cães-que-demarcam-território

Caso você não queira optar pela castração, saiba que o seu cachorro continuará marcando o território até morrer. Porém, é possível ensiná-lo a fazer isso apenas em locais e horários específicos, diminuindo o problema. Para tanto, mostre para que não é permitido urinar no tapete ou no box do banheiro, por exemplo. Sempre que ele fizer sujeira no jornal ou em outro local apropriado, recompense o cão com algum agrado.

Outro problema relacionado à marcação é o descontrole em virtude da ansiedade de separação. Nesse caso, tente acostumar seu cão a ficar gradativamente sozinho. Comece deixando o animal sozinho em um quarto por alguns minutos. Em seguida, saia de casa por pouco tempo. Assim, ele ficará confortável sem companhia, pois aprenderá que você voltará em algum momento e não sentirá a necessidade de demarcar o território em função da ansiedade.