Todo mundo precisa sair de casa para trabalhar, estudar ou simplesmente ir até o supermercado em algum período do dia. Nesses momentos, nem sempre há alguém para fazer companhia para o seu cachorro, que acaba ficando sozinho na residência. Qualquer animal é capaz de se comportar durante a sua ausência, contanto que você acostume o cachorro e tenha alguns cuidados para que ele não incomode os vizinhos ou destrua a sua mobília enquanto você estiver fora.

cão-sozinho-em-casa

Geralmente, os donos são a principal fonte de entretenimento de seus cães, que podem ficar ansiosos, entediados ou estressados quando ficam sozinhos por um bom tempo. Alguns aproveitam esse período para tirar uma soneca, enquanto outros começam a uivar e latir e não param mais até o dono chegar. Há aqueles que reviram o lixo, roem objetos e sujam a casa inteira com vômito, fezes e urina. Além disso, alguns cães até se lambem e mordem como forma de aliviar a tensão que estão sentindo.

cão-sozinho-em-casa

Para evitar esses problemas, é fundamental ensinar o seu bicho de estimação a se comportar mesmo quando você não estiver presente para repreendê-lo. Se ele é do tipo que vai atrás de você por todos os cômodos da casa, experimente deixá-lo sozinho em um ambiente por no mínimo 5 minutos. Dessa maneira, você mostrará que ele precisa se controlar quando estiver sozinho, mesmo que a contragosto.

Ao sair, não se esqueça de deixar brinquedos e ossos, para que o cão possa roer e se movimentar bastante. Outro modo de distrair seu cachorro é oferecer a visão da rua a partir de uma janela aberta, por exemplo. Assim, ele ocupará a cabeça com o movimento das pessoas e não ficará pensando apenas na sua ausência.

cão-sozinho-em-casa

De preferência, deixe seu cão cansado antes de deixar sua casa, para que ele durma bastante na sua ausência. Além disso, é importante dar bastante atenção a ele na volta, seja com muito carinho ou com um longo passeio.

Geralmente, os cães percebem quando os donos estão prestes a sair, em função de atos como colocar sapatos, pegar as chaves e outras atitudes rotineiras. Se o seu animal fica desesperado quando nota que você vai sair, procure auxílio de um veterinário para saber como resolver o seu caso. Também é possível adotar um novo animal para fazer companhia para o seu cão, o que pode ajudar a deixá-lo mais tranquilo quando você não estiver em casa.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui