Sabia que a castração previne contra o câncer? Veja mitos e verdades sobre o procedimento.

A castração é um assunto muito polêmico entre os donos dividindo várias opiniões. Alguns acham que podem prejudicar os cães, que os cachorros machos, por exemplo, podem perder o interesse pela fêmea ou até mesmo que os cães podem ficar bobos após a castração. Que tal conhecer alguns mitos e verdades sobre o assunto?

Castração

É verdade que a castração pode deixar o cão obeso?

Mito. O fato é que a castração pode aumentar o apetite do cão, mas o dono precisa saber controlar e dar a quantidade correta de ração. Assim, a obesidade, no geral, esta relacionada com o excesso de alimentação dada pelo dono. Além de saber a quantidade correta, é fundamental que o dono faça passeios regulares com o cão, para evitar a obesidade. Desta forma, é essencial que o veterinário oriente sobre a quantidade de ideal de alimentos.

É verdade que a castração é feita de forma cruel, sendo uma cirurgia complicada e muito complexa?

Mito. A castração, pelo contrário, é simples, sendo feita de forma rápida. Além disso, o pós-operatório, também, é tranquilo, sobretudo em cães que são mais jovens. Durante a castração, o cão toma anestesia, para evitar a dor. Não existe nenhum prejuízo ou malefício e o cachorro continua tendo uma vida normal e ativa.

É verdade que a castração pode evitar o câncer nas cachorras?

Verdade. Por exemplo, as cachorras que são castradas antes de completarem um ano de vida, têm chances reduzidas de desenvolver câncer de mama na fase adulta, quando são comparadas as cachorras não castradas.

É verdade que cães machos castrados deixam de fazer xixi pela casa, quando castrados?

É verdade. Uma das principais características dos cães machos é marcar território com a urina. Assim, se um cachorro macho for castrado antes de ele completar um ano, na fase adulta ele não demarcará território.

Por que castrar os cães machos?

Os cachorros machos quando castrados evitam: fugas, demarcação territorial, tumores nos testículos, agressividade que pode ser provocada por excitação sexual muito constante, entre outros motivos.

Por que castrar as cachorras?

As cachorras quando castradas evitam: acasalamentos indesejáveis, câncer que podem afetar as glândulas mamárias na fase adulta, cio, piometra- que é uma infecção uterina grave-, gravidez psicológica, que pode provocar infecção, entre outros.

Desta forma, a castração é importante por vários fatores tanto em cães machos, quanto fêmeas, oferecendo uma vida saudável para os cachorros.

O seu melhor amigo é castrado?


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui