A cistite é uma infecção que acomete a região da bexiga. Conheça mais sobre o assunto e veja como prevenir!

A cistite é uma infecção que acomete o trato urinário do cão, afetando a bexiga. Ela pode acontecer em cães de qualquer idade, mas, geralmente, atinge os mais idosos. Que tal saber um pouco mais sobre a cistite? Então, não perca tempo e leia este artigo o quanto antes. Não se esqueça de deixar o seu comentário, também, aqui no blog!

cistite-canina

A cistite pode acontecer por várias causas diferentes, ou seja, a infecção tem diferentes origens. Ela pode ser por bactérias, sendo muito comuns em cães fêmeas após o cio, ou até devido a doenças renais. Além disso, a cistite pode ocorrer por origem medicamentosa, secundárias a outras doenças, presença de tumores e cálculos, e também por origem fúngica, porque cães que estão imunodeprimidos ficam mais vulneráveis a ações de fungos e seu crescimento, que acontece na região interior da bexiga.

Desta forma, a cistite pode ser originada por causas diferentes, e ela pode ser encontrada tanto na forma aguda, quanto crônica. Na primeira forma, a cistite surge quase que de forma imediata e, ao contrário, na forma crônica o quadro costuma se prolongar por algum tempo.

Sintomas da cistite

Os sintomas são bem característicos, sendo que os cães começam a urinar com mais frequência, têm febres, a urina costuma ter um odor muito forte, entre outros. Além disso, se o cachorro estiver com cistite hemorrágica ou até mesmo com tumores vesicais, é comum encontrar sangue na urina ou até mesmo pequenos cristais. Por isso, tenha sempre o hábito de observar o aspecto das fezes do seu melhor amigo.

Quais são os exames feitos para detectar a cistite?

Para detectar a presença de cistite, podem ser feitos diferentes exames, tais como exames clínicos, ultrassonografias abdominais e exames de urina e sangue. O tratamento é da cistite é feito por meio de antibióticos e também exames de controle. Portanto, somente o veterinário vai saber indicar qual o melhor tipo de tratamento para a cistite. Geralmente, a cistite de origem bacteriana tem um tratamento mais simples e rápido, mas varia de acordo com cada caso.

Como prevenir a Cistite?

A prevenção é feita por meio da ingestão de água e também de rações de boa qualidade. Além disso, é fundamental trocar a água do seu melhor amigo e mantê-la sempre limpa e fresca. Leve sempre o seu cachorro ao veterinário para fazer exames de rotinas. Gostou de saber um pouco mais sobre a cistite? Deixe o seu comentário no blog!


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui