11 coisas que você faz e o seu cachorro odeia

06. Contatos visuais constrangedores

Na natureza, os lobos fazem curtos contatos visuais, basicamente para saber se cada membro da alcateia está na posição correta, executando a tarefa ou missão que lhe cabe naquele momento: uma rápida olhadela de canto de olho é suficiente para saber se a formação de caça está pronta para ataque, por exemplo.

Os cães herdaram esta característica dos seus ancestrais. Eles nunca olham fixamente para ninguém (humano, felino ou outro canino), a menos que queiram desafiar. Um contato visual insistente também pode indicar censura.

Coisas que você faz e o seu cachorro odeia

Quando o alfa da matilha passa a olhar intensamente, os demais membros entendem que algo está errado – mais precisamente, que alguém está agindo de modo errado. E, para os cachorros, o alfa é justamente o tutor.

Desta forma, quando o tutor passa a olhar fixamente, o cachorro entende que alguma conduta está sendo reprimida. E, como eles nunca sabem exatamente o que fizeram de errado (ou o que o tutor considera errado), os peludos se sentem desconfortáveis.

Muitas pessoas apenas estão fixando o olhar, mas, para os peludos, elas estão repreendendo algum comportamento. Pode ser apenas alguém muito míope, com problemas de visão, mas, para eles, é uma verdadeira censura pública.

Você também vai gostar...