11 coisas que você faz e o seu cachorro odeia

08. Barulhos altos

A audição canina é impressionante. Os cachorros conseguem captar sons entre 15 Hz e 40 MHz (nos humanos, a faixa vai dos 20 Hz aos 20MHz). Eles identificam ruídos a distâncias quatro vezes maiores do que as captadas pelos ouvidos humanos.

Com isso, os sons exercem efeitos consideráveis na vida dos cachorros. O barulho de um trovão, ou de fogos de artifício, por exemplo, são equivalentes a explosões violentas. E, como ele não faz ideia do que está acontecendo, esses eventos acabam se tornando extremamente apavorantes.

Coisas que você faz e o seu cachorro odeia

Imagine agora o que pode acontecer quando o tutor grita (ou eleva um pouco a voz). Os cachorros imediatamente associam o barulho excessivo ao perigo. Os gritos, para eles, são sinais de alerta: é hora de fugir.

Eles tentarão se esconder, mesmo que “não tenham culpa no cartório”. Para os humanos, as fugas equivalem a verdadeiras confissões – vale lembrar que, mesmo quando fazem alguma coisa errada, os cachorros podem simplesmente não se lembrar do episódio algumas horas depois.

E, se eles não se lembram do “incidente”, eles naturalmente não são culpados por ele. Os gritos, acusações e eventuais castigos acabam parecendo totalmente injustos. Cachorros e todos os demais seres sencientes (isto é, que são capazes de sentir as interações com o ambiente) odeiam injustiças.

Você também vai gostar...