Tosse frequente e engasgo são sintomas comuns de Colapso da Traqueia, condição comum que atinge cães de raças de miniatura. Conheça!

Você conhece ou já ouviu falar sobre colapso da traqueia? É um problema comum que se apresenta em cães com focinho achatado e também entre cachorros de raças miniatura, que tem mais de cinco anos de idade. Entre alguns sintomas destacam-se a tosse e engasgo frequente.

Colapso da Traqueia: o que é?

O colapso da traqueia é condição que acomete cães de raças miniatura como lhasa apso, poodle, lulu da pomerânia, yorkshire, entre outras. Ainda não se sabe qual a causa certa do Colapso da Traqueia, mas existem vários fatores que podem desencadear como fatores genéticos, doenças infecciosas e o envelhecimento natural dos cães.

Os sintomas mais comuns do Colapso da Traqueia são tosse, dificuldade de respirar, latidos roucos e até desmaio. Seu melhor amigo já teve algum destes sintomas? Que tal leva-lo para o veterinário?

Além disso, muitos cães já podem nascer com o Colapso da Traqueia, e essa condição pode se manifestar muito tempo depois, por meio de uma crise que pode ser devido ao cheiro de algum produto de limpeza, traumas na região do pescoço, entre outros.

Assim, é essencial que você fique sempre atento ao seu melhor amigo. Se notar que ele esta espirrando ou tossindo com frequência, ou mesmo engasgando, leve-o ao veterinário, para que o profissional possa avaliar o que esta afetando a saúde do seu amigo.

O diagnóstico do Colapso da Traqueia é feito por meio da avaliação clínica do cão. Além disso, também, são realizados outros exames para excluir possíveis infecções. Um exame que é feito apara avaliar se o cão tem ou não essa condição é o raio X, porque deste modo o veterinário pode avaliar se teve ou não alguma alteração na traqueia.

O colapso da traqueia tem cura? Infelizmente, essa condição não tem cura. Assim, os sintomas são controlados através do uso de medicamentos. Porém, também, podem acontecer crises avançadas, que podem provocar insuficiência respiratória, e neste caso, possivelmente, podem ser feito cirurgia, para aliviar os sintomas no cão.

Cães que têm Colapso da Traqueia não devem usar coleiras no pescoço, sendo recomendado o uso de guias com coleiras de peitoral. Assim, é imprescindível que os cães sejam levados ao veterinário de forma periódica para fazer um check-up. Quanto mais cedo iniciar o tratamento de Colapso de Traqueia, por exemplo, melhor para o cão, porque evita o sofrimento dele.

Você leva muito o seu melhor amigo ao veterinário para fazer check-up? Conte dele para a gente!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui