Como alimentar um cão de rua?

Por: em

Quem gosta de cachorro e se depara com algum em estado de abandono na rua, certamente terá vontade de alimentá-lo, visto que na maioria das vezes os cães ficam dias sem comer, o que resulta inclusive em costelas aparentes. Embora o desejo existente nestes momentos seja o de fazer o bem, é importante tomar alguns cuidados para que o animal não saia prejudicado desta história.

Muitas vezes os animais abandonados ficam sempre perto de prédios ou estabelecimentos comerciais em que se encontram pessoas que os alimentam. Se o cão estiver sempre perto de sua casa e você quiser renutri-lo ou decidir realizar um ato de amor que é a adoção, é importante prestar atenção a alguns detalhes.

Seguir Cães Online no Facebook

Como alimentar um cão de rua?

É recomendável nunca oferecer grandes quantidades de ração ou qualquer outro alimento ao animal, uma vez que como ele muitas vezes está há dias sem comer, sua primeira reação será a de engolir tudo de uma só vez, algo extremamente prejudicial e que pode acarretar em torções gástricas, que muitas vezes resultam em morte.  O ideal é ir oferecendo comida aos poucos, em pequenas porções, enquanto que água limpa e fresca sempre deverá estar à disposição do animal.

Como alimentar um cão de rua?

Caso o cachorro se mostre relutante em ingerir ração ou qualquer alimento, seja por motivo de doença ou medo, ofereça a ele pequenas porções de arroz com frango desfiado cozido, tudo sem sal ou qualquer outro tempero.

Gostou? Siga o Cães Online no Facebook, Instagram e Google News

Mesmo se o animal for ser mantido na rua, caso você ou nenhum conhecido tenham condições de adotá-lo, é importante levá-lo a um veterinário, que irá avaliar a situação do animal e inclusive tratá-lo caso apresente alguma enfermidade. Algum tempo depois, quando curado, devidamente vacinado e castrado, poderá inclusive ser encaminhado para adoção.