Como alimentar um cão de rua?

Quem gosta de cachorro e se depara com algum em estado de abandono na rua, certamente terá vontade de alimentá-lo, visto que na maioria das vezes os cães ficam dias sem comer, o que resulta inclusive em costelas aparentes. Embora o desejo existente nestes momentos seja o de fazer o bem, é importante tomar alguns cuidados para que o animal não saia prejudicado desta história.

Muitas vezes os animais abandonados ficam sempre perto de prédios ou estabelecimentos comerciais em que se encontram pessoas que os alimentam. Se o cão estiver sempre perto de sua casa e você quiser renutri-lo ou decidir realizar um ato de amor que é a adoção, é importante prestar atenção a alguns detalhes.

É recomendável nunca oferecer grandes quantidades de ração ou qualquer outro alimento ao animal, uma vez que como ele muitas vezes está há dias sem comer, sua primeira reação será a de engolir tudo de uma só vez, algo extremamente prejudicial e que pode acarretar em torções gástricas, que muitas vezes resultam em morte.  O ideal é ir oferecendo comida aos poucos, em pequenas porções, enquanto que água limpa e fresca sempre deverá estar à disposição do animal.

Caso o cachorro se mostre relutante em ingerir ração ou qualquer alimento, seja por motivo de doença ou medo, ofereça a ele pequenas porções de arroz com frango desfiado cozido, tudo sem sal ou qualquer outro tempero.

Mesmo se o animal for ser mantido na rua, caso você ou nenhum conhecido tenham condições de adotá-lo, é importante levá-lo a um veterinário, que irá avaliar a situação do animal e inclusive tratá-lo caso apresente alguma enfermidade. Algum tempo depois, quando curado, devidamente vacinado e castrado, poderá inclusive ser encaminhado para adoção.

4 Comentários

Deixe um comentário
  1. Tem um cão em frente de minha casa e ele não come nem um tipo de fruta ,só comida e restos.
    Eu tenho mania de alimentar cães que aparecem em frente de minha casa mas infelizmente tenho que alimenta-lo escondido por que minha mãe diz que se eu alimenta-lo ele nunca vai sair de frente de minha casa.
    peço ajuda!!

  2. sua mãe é uma egoísta . Porque você não enfrenta ela e pergunta se ela queria estar na situação do cachorro? Ela não tem misericórdia de seres inocentes não? Gente assim não merece respeito, nem mesmo dos filhos

    • TODO SER HUMANO É DIGNO DE RESPEITO, pois cada um tem seu tempo para tomar consciência de cada ato praticado, o que não significa que ela seja uma pessoa ruim , mas alguém que ainda não conseguiu enxergar a necessidade de ajudar. Quando disse “não merece respeito nem mesmo dos filhos” , sinceramente acho que vc não sabia o que estava falando quando postou isso. E o boizinho, ja parou de comer? o porco ? a galinha? e o peixe? Espero que sim, porque é a maior prova de misericórdia que você pode dar a favor de seres inocentes, como vc disse.

  3. Infelizmente onde moro nao tem veterinários que realizam consultas gratuitas, e muito pelo contrário, o valor das consultas é alto, por isso não tenho condições de levá-los para o médico ou para casa, mas sempre quando posso eu alimento eles com ração, água e carinho. É triste se sentir impotente nessas horas, mas é gratificante ver o sorriso tímido deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *