Alguns cães nem ligam quando você os coloca embaixo do chuveiro ou quando os leva para o pet shop. Outros, no entanto, tremem e querem fugir só de ouvir a palavra “banho”. Por mais que esta seja uma prática odiada por muitos cachorros, não tem jeito, pelo menos de quinze em quinze dias eles precisam ser lavados, ensaboados e enxugados. Mas como dar banho em cachorro?

Se você não tem tempo para levar seu cachorro ao pet shop não tem problema, pois os banhos podem ser dados em casa mesmo, dentro do box ou em uma bacia no quintal. Mas atenção: alguns cuidados devem ser tomados ao abrir a torneira, de modo que seu melhor amigo não fique com infecções ou alergias.

Evite dar banhos em dias frios e jamais banhe seu companheiro canino com água gelada ou quente demais. A temperatura ideal é a morna.

Antes de colocá-lo embaixo do chuveiro, escove seu pêlo com uma escova especial para cães. Isso fará com que você elimine previamente os fios soltos e facilite a absorção da água e dos produtos. Para deixá-lo à vontade, converse docemente e o acaricie enquanto dá o banho, afinal, para alguns cães esta tarefa é extremamente estressante e nada melhor do que tentar associar a atividade a coisas boas como um afago ou carinho especial do dono.

Tome cuidado com as orelhas, a água em excesso no local pode provocar problemas como otite e outras infecções no ouvido do cão. O ideal é que você faça uma espécie de tampão para as orelhas do seu cachorro utilizando algodão.

Nem pense em usar produtos voltados para humanos na hora de dar banho em um cachorro. Até mesmo aquele seu xampu neutro pode ser nocivo à pele dos animais. Os cães devem ser ensaboados com produtos específicos para animais ou, na falta destes, um sabão de côco.

Depois de enxaguá-lo direitinho, seque-o primeiramente com uma toalha, certificando-se de que o máximo de água está sendo retirada do corpo dele. Em seguida, passe o secador na pelagem do animal. Nunca deixe a temperatura muito quente ou muito perto do corpo do cachorro, o que pode ocasionar queimaduras. Se o seu cachorro tem pêlos longos, seque-o com o auxílio de uma escova própria para cães. Uma dica interessante é manter o secador na temperatura média, dois palmos distante do cachorro. Movimente o aparelho sem parar de um lado para o outro para que o calor não intensifique em um ponto e acabe queimando a pele do cão, que é extremamente sensível.

Depois desta etapa, limpe superficialmente os ouvidos do cão usando um algodão umedecido com álcool. Se quiser, pode passar perfume. Mas, novamente, escolha uma essência específica para cães e aplique apenas uma quantidade bem pequena.

Agora que você já sabe como dar banho em cachorro, aproveite para cuidar da relação entre você e o seu amigo para que ele entenda que o banho é sempre um momento especial. Mas vale ressaltar: se você tem quintal, saiba que a primeira reação do animal será a de correr para o gramado e rolar até cansar. Essa atitude é instintiva e o que ele está tentando fazer é tirar da pele o “cheiro estranho” do banho. Para evitar isso, mantenha-o em uma área seca e limpa por algumas horas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here