Juntamente com a leishmaniose e a cinomose, os vermes são um baita obstáculo na manutenção da saúde dos cães. Infelizmente não há como prevenir que os vermes habitem o organismo de nossos companheiros de quatro patas, visto que os vermífugos não funcionam como vacinas. No entanto, dá para resolver o problema facilmente fazendo uso de medicamentos apropriados quando os vermes aparecem. Saiba como desvermifugar os cães seguindo as orientações abaixo.

Como desvermifugar os cães?

Há divergências por parte dos veterinários quanto à administração dos vermífugos. Alguns profissionais acreditam que devem ser ministradas doses de vermífugos periodicamente, enquanto que outros crêem que só se faz necessário o uso de tais medicamentos após exames de fezes que comprovem a real existência dos vermes, visto que o uso indiscriminado de tais remédios pode comprometer a saúde do cachorro.

Como desvermifugar os cães?

De qualquer maneira, para impedir que seu cachorro com vermes seja prejudicado, é sempre importante conversar com o veterinário de confiança para saber como proceder nestes casos. Seja qual for a ordem do médico sobre como desvermifugar o cão, é imprescindível que as doses sejam ministradas somente nos consultórios especializados e nunca em casa, evitando assim que o animal fique doente em função de uma dose em excesso, ou que o problema não seja resolvido por causa de uma dose inferior, que não surtirá efeito. Cada dose é específica de acordo com o peso do animal, o porte (se é pequeno, médio ou grande) e a idade (filhote, jovem, adulto ou idoso).

Como desvermifugar os cães?

Além de ministrar doses de vermífugos para o cão de forma oral, ou seja, na forma de comprimidos, regularmente ou somente depois de exames de fezes, é importante também aplicar injeções com o medicamento a fim de eliminar os vermes que se alimentam de sangue. A recomendação de comparecer sempre ao consultório veterinário antes de aplicar ou receitar um medicamento continua valendo neste caso para tirar os vermes do cachorro.


3 COMENTÁRIOS

  1. Olá, tenho um filhote de maltês, está com aproximadamente 3 meses, ela ja tomou a 2 dose da medicação para ser desverminada, no veterinario, esta com 1kg, porem em todas as fezes dela estão aparecendo muitas vermes vivas e estou ficando muito preocupada, gostaria de saber se isso é normal de ocorrer e ate quando ocorre dela continuar colocando esses parasitas. Estive falando com o veterinario dela e ele simplismente disse que isso é normal e está sendo muito bom ela colocar os vermes, significa que ela esta sendo realmente desifectada. Mas no entanto, nao aguento mais coletar fezes cheias de vermes vivas. Até quando durara essa fase, vocês poderiamtirar essa minha duvida?
    Obrigada desde já.
    Fabi

  2. Olá gostaria de saber mais sobre a raça dos rotteweiller, amo essa raça , ganhei uma fêmea e ela está com 73 dias. Fico com um pouco de receio em criar mas vou arriscar. obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui