Seu cão não possui bons modos? Leia o texto abaixo e veja como educá-lo.

Eles são umas gracinhas e nossos verdadeiros companheiros. Mas quando resolvem adotar péssimos hábitos podem se tornar também um pesadelo. Porém, acalme-se. Existem técnicas que não falham e vão tornar o seu cãozinho um modelo de educação. Confira as dicas abaixo e veja como proceder:

Como educar seu cão

LATE MUITO

Você sabia que o cachorro assimila tudo o que se passa por associação? Portanto, se você acariciá-lo toda vez que ele latir, o pet entenderá que deve continuar latindo. Você precisa mostrar a ele o que quer. Se o cão receber carinho e atenção quando estiver quieto e calmo, certamente ele vai entender que latir não é o melhor.

NÃO HÁ PLANTA QUE RESISTA

Quando o cachorro resolve destruir plantas e jardins significa que ele está sofrendo de tédio. Para isto é necessário que o dono mantenha uma rotina de passeios e estímulos mentais. Brinque bastante com o seu cão. Eles adoram joguinhos de esconde-esconde, treinos de comandos simples e mais difíceis e brincadeiras interativas. Com tantas atividades ele não terá tempo para destruir planta nenhuma.

ELE ADORA ROUBAR COMIDA

Muitas vezes os donos resolvem variar o cardápio do pet e lhe dão outro alimento. Se ele gostar, será normal que rejeite a ração habitual que come diariamente e acabe pegando a comida da mesa. Para surtir efeito o xingamento, você precisa chamar atenção dele na hora. Se for fazer horas depois não haverá resultado nenhum.

AMA COMER SAPATOS, CHINELOS…

Esta reclamação é bem comum. Quem nunca flagrou seu amado cãozinho com um chinelo na boca? A orientação é oferecer um brinquedo para que ele solte o calçado. Mas fique atenta. O pet não deve entender que você está brincando ao tirar o sapato dele. Caso o cão tente abocanhar outra vez o calçado, mantenha a voz firme e diga “não”.

FAZ XIXI EM LUGARES INDESEJADOS

Desde pequeno o eduque para fazer xixi e cocô nos lugares devidos. Se não der certo por algum motivo, proceda da seguinte forma. Quando o cão for fazer as suas necessidades (geralmente 20 minutos após a refeição), leve-o para o lugar certo. Assim que ele fizer tudo direitinho no local correto, é importante parabenizá-lo. Para facilitar sua vida, aplique um neutralizador de odores onde o pet fez xixi ou cocô.

AGRESSIVIDADE

O cão pode associar como ato de agressividade quem estende a mão de cima para baixo para fazer carícias. O melhor é inverter e fazer carinho de baixo para cima, no pescoço ou no peito. Quando o cachorro é agressivo por natureza, procure um profissional para torná-lo mais agradável e sociável. Mas fique atenta se o pet se tornou agressivo de uma hora para outra. Isto pode ser sinal de dor. Neste caso, vale procurar um veterinário com urgência.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui