Escovar os dentes do cachorro pode prevenir muitos problemas como, por exemplo, o tártaro. Saiba como fazer a escovação de modo correto, para manter os dentes limpos e saudáveis.

A escovação diária para o cão é muito importante para a manutenção da boa saúde bucal. Os cachorros possuem, em média, 10 dentes a mais que os seres humanos, totalizando 42. São poucas raças que possuem uma quantidade maior de dentes como, por exemplo, o Chow Chow que conta com 44 dentes.

Como escovar os dentes do cão

A alimentação também influencia diretamente na saúde bucal, porque os cães que têm uma alimentação de qualidade, raramente, vão desenvolver cárie. Além disso, a escovação fornece muita proteção contra o tártaro, que é um problema bastante comum. Mas, você sabe como escovar corretamente os dentes do seu cachorro?

Inicialmente, separe uma escova e pasta de dente, que sejam específica para cães. Eles não podem usar o mesmo produto que nós, por isso, dirija-se a um Pet Shop e compre. Acostume o seu cão com a pasta de dente, ou seja, coloque um pouco na boca dele, para que ele possa ir sentindo o sabor e se adaptando a escovação. Permita que ele cheire, lamba, enfim, conheça e experimente a pasta.

Depois, que ele estiver mais habituado, inicie a escovação com cuidado e tente verificar quais as regiões que ele se sente mais confortável para deixar a escovação. No início, ele provavelmente vai apresentar alguma resistência, por isso, comece a escovação aos poucos e vá aumentando gradativamente e lembre-se sempre de respeitar o tempo e a vontade do seu melhor amigo. Aos poucos ele vai se acostumando e adaptando e, desta maneira, a escovação vai integrar a rotina dele. Porém, este é um processo que pode demandar um pouco de tempo.

Dê sempre uma atenção maior nas partes que ele permite a escovação de forma mais fácil, e depois prossiga aumentando, até que a escovação fique completa. Os movimentos devem ser sempre circulares e muito suaves, e massageie sempre a linha da gengiva, porém, não faça força, porque pode machucar a boca do seu melhor amigo.

Durante a escovação, aproveite para fazer muitos mimos e carinhos no seu cão. Assim que terminar, que tal oferecer a ele uma recompensa? Dê um biscoito, um petisco ou algo que ele adore. Desta forma, ele vai associar à escovação a recompensa.

Existem outras formas para manter os dentes dos cães limpos e saudáveis como, por exemplo, os snacks e os brinquedos que são específicos para morder, que auxiliam na limpeza enquanto são mastigados e mantém os dentes fortes.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui