Por meio do olfato os cães conseguem ter a percepção do ambiente em que vivem. Saiba como ajudar a estimulação deste sentido tão importante!

Que tal aprender algumas dicas de como estimular o olfato no seu melhor amigo? Quando os cães cheiram, eles estão experimentando e também conhecendo um novo ambiente. Muitos cães filhotes, mesmo sem abrir os olhos, conseguem encontrar e amamentar a mãe por meio do olfato. Saiba mais sobre o assunto lendo o artigo e aprenda como estimular o olfato no seu melhor amigo!

como-estimular-oufato-cao

A importância do olfato

Você sabia que o olfato é o primeiro sentido a se desenvolver nos cães? Por exemplo, cães que tem o focinho comprido como o pastor alemão contam com até 220 milhões de receptores olfativos, enquanto os seres humanos possuem, em média, 5 milhões. Muita coisa não é?
Além disso, toda vez que você chega para brincar com o seu cachorro antes que ele te cheire, você bloqueia um pouco a capacidade natural que ele tem para investigar. É através do olfato que os cães experimentam e descobrem o mundo e assim estimulam também as células cerebrais.

A estimulação do olfato

O olfato é considerado um dos sentidos mais importantes nos cães, por isso, é fundamental tentar estimulá-lo. Por exemplo, toda vez que seu melhor amigo se aproximar de você, deixe que ele te cheire e depois você pode brincar com ele, fazer festa e também se divertir.

Algumas raças de cães tem mais dificuldade em farejar como, por exemplo, os buldogues e os pugs. Eles têm essa dificuldade porque os focinhos são mais curtos.

Para estimular o olfato do seu melhor amigo, uma das principais estratégias é oferecer petiscos. Brinque de escondê-los e deixe que seu melhor amigo comece procurando pela casa e aos poucos vá dificultando a brincadeira. Outra dica é pegar uma garrafa pet (sabe àquele refrigerante que esta acabando?) e colocar petiscos dentro dele. Faça furos na garrafa e dê ao seu cão para que ele possa tentar tirar os petiscos. Isso vai estimular o cão a encontrar uma solução para poder conseguir ter o petisco.

Ao sair para passear com o seu amigo no dia a dia, permita com que ele cheire e conheça o território. Desta forma, deixe seu cachorro ir farejando o trajeto e tenha paciência, ok? Você pode fazer pequenas pausas de 10 minutos, por exemplo.

Desta forma, por meio do olfato os cães conhecem as novidades dos locais em que vivem e passeiam!

Gostou das dicas do artigo? Seu melhor amigo adora cheirar as coisas? Fale para a gente no blog!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui