O seu melhor amigo tem o hábito de comer rápido? Veja algumas dicas simples que podem fazê-lo a comer devagar!
O seu melhor amigo tem o hábito de comer de forma rápida? Basta você colocar o pote de comida, que em poucos minutos ela já acabou? Este tipo de comportamento pode ser resultado de vários fatores diferentes, desde um sentimento de ansiedade até mesmo devido a um ambiente competitivo com outros animais. Mas, existem algumas dicas que podem ajudar o seu cachorro a diminuir na velocidade da ingestão da comida. Quer ver? Então, leia o texto!
Quando você estiver comendo, evite dar atenção ao seu melhor amigo (mesmo que isso seja muito difícil). Mesmo que o seu cachorro continue pedindo comida, seja firme. Ele precisa entender que com este tipo de comportamento não vai ganhar mais lanchinho.
Separe uma área da casa para que o seu melhor amigo possa fazer as refeições. Todavia, o local deve ser calmo, tranquilo e sossegado. O cão ao se alimentar em um ambiente harmônico tenderá a ficar menos ansioso. Desta forma, ele vai poder se alimentar com tranquilidade e calma.
Você tem outros animais em casa? Enquanto o seu cachorro não estiver habituado a se alimentar da forma correta, o deixe separado dos outros animais durante as refeições. A presença de outras espécies podem provocar a competitividade.
Ao oferecer a ração para o seu melhor amigo, evite alarde. Mantenha a calma, tranquilidade e fique serena. Esta atitude é extremamente importante, porque visa a remover a excitação associada ao momento de comer.
Estipule um horário fixo no dia a dia para as refeições caninas. Por exemplo, se você fornece ração 7 horas da manhã, 13 hora da tarde e 18 horas permaneça neste ritmo. É importante que os cães tenham um horário correto para fazer as alimentações.
Não deixe a comida disponível o dia todo! Assim, se ele acabou de comer, retire a ração que ficou. Caso você deixe o alimento disponível, isso pode gerar um sentimento de possessão, ansiedade e proteção, o que provoca ansiedade e agressividade.
Dê pequenas porções da ração no dia a dia: em vez de dar uma grande quantidade de ração, divida-a em pequenas porções diárias.
Já pensou em usar um comedouro com obstáculos? Estes tipos de comedouros são feitos para que os cães demorem mais tempo para comer. Ou seja, eles têm a finalidade de auxiliar na diminuição do processo de ingestão dos alimentos no cão.
Leve o seu melhor amigo ao veterinário, para que o profissional possa dar orientações e esclarecer dúvidas sobre o assunto.