Entenda como funciona o principal sentido dos cães.

O comportamento canino acontece de acordo com a maneira que ele percebe o mundo e ele o percebe através de seus sentidos, os cães possuem os mesmos sentidos que os humanos: visão, olfato, audição, tato e paladar, variando apenas o seu grau de importância.

Como funciona o olfato canino?

O olfato canino é equivalente à visão humana como sentido mais importante é através do olfato que os cães reconhecem as pessoas e até outros cães. Este sentido é tão importante para a espécie canina que ao nascer, antes mesmo de abrirem os olhos e os ouvidos, com apenas algumas poucas horas de vida, eles encontram as mamas da mãe através do faro. Através desse sentido, o cachorro detecta situações de perigo, reconhecem as fêmeas no cio e selecionam alimentos.

O olfato canino é muito melhor que o humano por conta do tamanho de sua membrana nasal e da quantidade de receptores olfativos, um cachorro de focinho longo possui 220 milhões de receptores, enquanto que os humanos possuem apenas cinco milhões. A umidade do nariz canino e os seus orifícios auxiliam atuando como antenas que se movem e identificam odores e ainda conseguem saber claramente a sua origem, por isso os cães nos investigam tanto quando chegamos de um lugar diferente e principalmente se tivemos contato com outros cães, eles são totalmente capazes de identificar esses cheiros diferentes em nós. Os cães possuem memória olfativa e é através dela que eles conseguem reconhecer as pessoas, outros cães e lugares em que já estiveram.

O cheiro da urina e das glândulas anais é único em cada cachorro, por isso é tão importante para eles cheirarem-se desta forma, mas o cheiro dessas glândulas não é importante apenas para que os cães se conheçam, mas também serve como uma espécie de cumprimento entre cães que convivem.

Como já dito, os cães guardam em sua memória olfativa o cheiro das pessoas e com essa memória vai também o que aquela pessoa representou para ele, sendo assim, junto com o cheiro ele pode sentir carinho, raiva e até medo. O odor humano mais importante para os cachorros é o do seu dono, alguns cães chegam até a pegar uma peça de roupa de seus donos, quando estes saem para ficarem menos ansiosos enquanto não chegam, alguns podem até chegar a destruir algum objeto pessoal por não conseguirem controlar esta ansiedade.

Alguns cheiros fortes como cigarro, desodorantes e perfumes podem até confundi-los, mas não por muito tempo, logo eles percebem por trás do odor mais forte o cheiro real da pessoa. Então se um cão for cheirá-lo, fique tranquilo, ele só quer te conhecer


4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui