Como Lidar com Cães que Choram pela Manhã

Por

Durante a semana, os barulhos feitos de manhã por seu cachorro podem até funcionar como um despertador natural, mas os ruídos fora de hora incomodam bastante quando você não precisa acordar cedo.

como-lidar-com-cães-que-choram

Geralmente, o costume de chorar e até latir de manhã começa quando o filhote chega à residência. Nas primeiras noites, ele chora porque percebe que não está mais junto de sua matilha. Assim, acaba fazendo barulho na tentativa de avisar o seu paradeiro. Como os donos não aguentam o barulho, aparecem onde o cachorro está e tentam acalmá-lo. Essa medida pode resolver na hora, mas o estrago já está feito, uma vez que o animal percebe que é só chorar e uivar para que alguém tome uma atitude.

como-lidar-com-cães-que-choram

Diferente do que muitas pessoas pensam, esse tipo de comportamento nem sempre melhora com o tempo. Portanto, se você deseja que o seu cachorro pare de chorar pela manhã, é necessário ensiná-lo, sem nunca apelar para violência, mesmo que você esteja irritado com o barulho.

O truque para fazer com que cães parem de chorar de manhã é não deixar que eles associem a sua chegada com o chamado deles. Você deve aparecer antes do choro, para que seu cão aprenda a esperar sem ter que fazer ruídos e sem a necessidade de estresse em função disso.

como-lidar-com-cães-que-choram

Assim como nós estamos habituados a acordar determinado horário, os cães também se acostumam a fazer as mesmas atividades nos mesmos horários. Por isso, apareça mais cedo do que a hora em que ele costuma acordar e verifique se ele tem água, ração e alguns brinquedos ou ossos para se distrair. Atrase sua chegada gradativamente a cada dia, até que o cão nem se lembre mais de te acordar cedinho.

Caso o seu cachorro comece a chorar antes de você se aproximar, aguarde alguns segundos até ele parar de resmungar, para que não haja a associação entre o choro e sua aproximação. Se na sua saída ele chorar novamente, continue o seu caminho e só apareça depois que ele estiver calmo. O importante é que você sempre o mantenha bem alimentado e ofereça objetos para que ele não fique entediado e queira a sua atenção.