Depois da castração é comum os cães ganharem pesos e ficarem obesos. Como manter o peso ideal?

A castração é um procedimento que traz diversas vantagens para o cão como a prevenção de uma gravidez indesejada e a proteção contra o câncer para as fêmeas. Porém, após o procedimento é comum cães ficarem obesos, devido as alterações que são provocadas pelos hormônios. Como evitar a obesidade?

Como manter o peso depois da castração?

Um dos principais problemas relacionados a castração é o ganho de peso do cão. Muitos, por exemplo, começam a engordar em poucos meses após o procedimento. Isso ocorre devido às alterações nos hormônios dos cães. Além disso, os cães castrados tendem a gastar menos energia e como consequência podem acabar engordando, também.

A rotina do cão também influência para o ganho de peso. Por exemplo, cachorros que são sedentários tendem a ser obesos, porque não gastam energia, assim como, cães que não tem uma dieta adequada. A obesidade pode provocar muitos prejuízos para a vida do seu melhor amigo, sabia?

Como manter o peso após a castração?

Depois da castração é fundamental cuidar da dieta do seu melhor amigo, para que ele não fique obeso. Rações com fibras são essenciais porque conseguem aumentar a massa muscular do cachorro. O recomendado é que o veterinário informe sobre a nutrição adequada do seu melhor amigo e a quantidade.

Desta forma, procure se orientar com o veterinário para saber a ração correta, os nutrientes adequados, os petiscos que podem fazer parte da dieta e o que devem ser eliminados, ou seja, a alimentação adequada para o seu melhor amigo.

As atividades físicas também são fundamentais para evitar a obesidade no seu cachorro após a castração. Por isso, procure passear com ele diariamente. Assim ele se exercita e gasta energia. Leve-o a lugares novos como, por exemplo, praças e parques. Outra dica é brincar com ele. Ou seja, procure fazer o seu cachorro se exercitar e gastar energia. Isso vai ajuda-lo a se manter no peso ideal.

Porém, procure passear com o seu cão no início da manhã e no fim do dia, ou seja, os horários em que o sol esta mais fraco. Além de estimular a atividade física, o passeio também é importante para o seu melhor amigo porque contribui para o tônus muscular, alivia o estresse no cão, proporciona saúde física e mental, entre outros. A falta de passeio ou cachorros que só vivem em ambientes restritos tendem a ser mais agressivos e hiperativos e pouco sociáveis.

Gostou das dicas? Compartilhe a sua opinião!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui