Quem tem mais de um cão em casa sabe como pode ser incômodo quando um deles é muito ciumento. Geralmente, um cão que sente ciúme de seu dono tenta controlar seus pertences e impedir a aproximação de outros cães, podendo até agir com agressividade dependendo da situação.

cães ciumentos

O ciúme canino pode começar a partir de momentos triviais do dia a dia. Por exemplo: quando alguém acaricia um cachorro, é comum não dar mais atenção a ele quando outro cão se aproxima. Assim, o cão “abandonado” passa a associar o outro animal negativamente, mesmo que o dono se esforce para brincar com os dois de forma igualitária.

cães ciumentos

Para evitar um comportamento agressivo, é importante continuar acariciando um cão quando outro se aproximar. Só interrompa as carícias quando o outro cão se afastar, para que o primeiro cachorro entenda que ele tende a ganhar mais atenção se outros cães estiverem perto. Desse modo, seu cão não cultivará uma imagem negativa de outros companheiros caninos.

Também é importante fazer atividades prazerosas com os cães reunidos, como passeios. Ao incentivar essa associação positiva da união entre os cães, as chances de que eles sejam ciumentos aumentará, principalmente se você conseguir exercer seu papel de líder da casa, ainda que entre eles sempre haja um cão que se comporte como líder devido a uma hierarquia natural dos cães.

cães ciumentos

Caso um dos cachorros lata ou rosne para outro por causa de ciúme, dê uma bronca imediatamente, para que ele compreenda que esse tipo de comportamento não é aceitável. Se o problema ainda assim não for resolvido, procure o auxílio de um profissional para saber como melhorar o convívio entre os seus cães.

Lembre-se que é fundamental socializar seus animais desde cedo, para que eles tenham uma boa relação com outros bichos de estimação da mesma espécie. Além disso, treine seus cachorros de modo que eles aprendam a obedecer suas ordens a partir de comandos simples, sem nunca apelar para violência.


6 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, pessoal!

    Tenho um poodle de porte pequeno macho que está com oito anos de idade e um chow chow macho mestiço (com pastor alemão) de 7 meses de idade que é muito brincalhão, docil sociavel com outros cães e pessoas (a unica coisa ruim que este pula muito na pessoas e morde para brincar), porém não com o meu poodle que esta semana foi atacado pelo outro cão várias vezes, sem que o outro esboçasse alguma reação. O poodle sempre foi ciumento desde que o outro chegou, com mondidas e o lambia contantemente.
    Agora estou com uma Boxer de dois meses de idade fêmea e a atitudes o poodle é o mesmo com ela, o qual o chow chow começou a imitar. A cadela é muito dócil porém com essa atitude dos dois ela está cordendo muito e forte.
    Como faço para ter um bom convivio com meus cães.
    O chow chow está agora na casa de uma irmã, mas todo o fim de semana saio com os dois cãe mas nada melhora no comportamento entre ele.

    Obrigado pela atenção…

    Aguardo resposta…

  2. Alguns meses adotei uma cadelinha sem raça definida ela é muito dócil só que na véspera do natal me apareceu uma outra e não tive coragem de largar na rua em pleno natal.Só que estou com dificuldades porque ela é muito indisciplinada não estou sabendo lidar com esta situação tem horas que elachega a ser agressiva oque posso fazer°°?

  3. tenhotrês pitbulls e a mais nova que tem 3 meses briga muito com os adultos por ciumes,chegou ao ponto de brigarem feio e ela ter que levar pontos.Não sei o que fazer,ela foi vitima de maus tratos,será que isso tem relação com o comportamento dela ,já que os outros são super dóceis?

  4. Olá! Tenho um pooodle de 3 anos muito fofo e mimado. Há alguns dias, adotei um macho Weimaraner de 1 ano. Ele é brincalhão, mas o poodle é ciumento. Quando não estou perto eles ficam bem, mas quando eu chego, vira uma confusão! Como o Weimaraner é muito grande, poodle sempre acaba levando a pior. O queeu faço para melhorar a convivência dos dois?

  5. ola,
    tenho uma lhasa apso e uma york share,porem a lhasa entrou em minha vida apos a york share ter sumido ,,,apos dois meses consegui recupera-la novamente ,desde então ela voltou e esta com ciumes da lhasa ,não sei o que fazer pois ela esta rosnando pro meu filho sempre que a lhasa esta por perto ,,, se alguém tiver uma dica me mandem por favor .
    shirla .

  6. Olá acabei adotando uma cadela da rua , tem uns 4 anos , muito medrosa … Comigo ele já se soltou , mas ninguém consegue chegar perto de mim , nem meu filhote de Pitbull, que foi só cheirar e levou uma mordida que machucou, não quero pôr na rua , mas não posso deixar que ela morda meus familiares e cachorros que já eram de casa , ela não só ameaça , mas avança , mesmo quando estão fazendo carinho nela , o que posso fazer pra conseguir fazer ela ficar em casa convivendo com cachorros e pessoas sem atacar ninguém?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui