Como Melhorar o Convívio entre Cães Ciumentos

Por

Quem tem mais de um cão em casa sabe como pode ser incômodo quando um deles é muito ciumento. Geralmente, um cão que sente ciúme de seu dono tenta controlar seus pertences e impedir a aproximação de outros cães, podendo até agir com agressividade dependendo da situação.

cães ciumentos

O ciúme canino pode começar a partir de momentos triviais do dia a dia. Por exemplo: quando alguém acaricia um cachorro, é comum não dar mais atenção a ele quando outro cão se aproxima. Assim, o cão “abandonado” passa a associar o outro animal negativamente, mesmo que o dono se esforce para brincar com os dois de forma igualitária.

cães ciumentos

Para evitar um comportamento agressivo, é importante continuar acariciando um cão quando outro se aproximar. Só interrompa as carícias quando o outro cão se afastar, para que o primeiro cachorro entenda que ele tende a ganhar mais atenção se outros cães estiverem perto. Desse modo, seu cão não cultivará uma imagem negativa de outros companheiros caninos.

Também é importante fazer atividades prazerosas com os cães reunidos, como passeios. Ao incentivar essa associação positiva da união entre os cães, as chances de que eles sejam ciumentos aumentará, principalmente se você conseguir exercer seu papel de líder da casa, ainda que entre eles sempre haja um cão que se comporte como líder devido a uma hierarquia natural dos cães.

cães ciumentos

Caso um dos cachorros lata ou rosne para outro por causa de ciúme, dê uma bronca imediatamente, para que ele compreenda que esse tipo de comportamento não é aceitável. Se o problema ainda assim não for resolvido, procure o auxílio de um profissional para saber como melhorar o convívio entre os seus cães.

Lembre-se que é fundamental socializar seus animais desde cedo, para que eles tenham uma boa relação com outros bichos de estimação da mesma espécie. Além disso, treine seus cachorros de modo que eles aprendam a obedecer suas ordens a partir de comandos simples, sem nunca apelar para violência.