Como substituir a ração do pet por comida

Por

Já pensou em trocar a ração dos pets por comidinhas feitas por você?

Não é ainda uma maioria, mas muitos donos de cães e gatos optaram por preparar as comidinhas dos seus pets e deixar de lado a ração. Mas não pense que é assim tão simples. Se você está habituado a comer alimentos doces, com corantes, contendo gorduras e conservantes, alto lá! Este tipo de alimento já faz mal para humanos. Imagine o que pode causar nos bichinhos?

Como substituir a ração do pet por comida

Não é todo tipo de ingrediente que cães e gatos podem consumir. No texto a seguir você conhecerá um pouco mais sobre o assunto e assim tomar a decisão que será melhor para o seu pet. Confira:

BENEFÍCIOS

Ao preparar adequadamente a comidinha do pet, a saúde dele tende a melhorar. A comida feita em casa conterá menos cálcio e açúcar. Com isto as alergias tendem a diminuir e os pelos se tornarão mais brilhantes, resistentes e saudáveis. Conforme o caso, o pet mais gordinho pode até emagrecer.

DESVANTAGENS

A desvantagem é que você terá que reservar um período de tempo para preparar a comida do seu bichinho. Consulte o veterinário sobre os alimentos indicados e consulte empresas que preparam cardápios balanceados para animais de estimação.

DIETA CERTA

Industrializados nem pensar! A refeição do pet deve conter proteínas, fibras, frutas, verduras, legumes e carboidratos. Triture bem os alimentos para que o organismo deles absorva os nutrientes de forma eficiente.

ALIMENTOS PROIBIDOS

Certos tipos de alimentos não fazem bem aos pets ou devem ser consumidos com moderação. Anote:

Cebola: pode causar anemia;

Alho: o consumo deste produto pode provocar sérios danos aos rins;

Frutas cítricas: são fortes para o estômago dos pets, portanto, se consumidas, deve ser com moderação;

Batata: ofereça somente estando sem casca e cozida. De outra forma, é possível que o estômago seja prejudicado;

Chocolate: Não ofereça em hipótese alguma. Além de provocar intoxicação, pode causar batimentos acelerados do coração, espasmos musculares, diarreia e vômito;

Bolos e pão: as massas de pão e bolo não cozidas causam gases, situação esta que pode se tornar bem dolorida;

Carambola, uva e uva-passa: prejudicam os rins;

Abacate: provoca diarreia;

Macadâmia: pode acarretar tremor, fraqueza e vômitos;

Café: a cafeína pode provocar enfermidades no sistema urinário e nervoso dos animais.

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Não é indicado trocar a ração pela comida de uma hora para outra. Faça gradualmente a substituição até o pet se habituar. Dê tempo ao tempo.

CUIDADO COM OSSOS

Fique bem atento ao colocar a comida no potinho do seu animal de estimação. Não deve haver, em hipótese alguma, nenhum pedacinho de osso. Eles se tornam mais prejudiciais e perigosos quando cozidos, já que se tornam mais duros. O risco é o osso ou um pedaço dele ir parar no intestino e perfurar o órgão.

Consulte o veterinário do pet antes de substituir a ração pela comida.