Como substituir a ração do pet por comida

Já pensou em trocar a ração dos pets por comidinhas feitas por você?

Não é ainda uma maioria, mas muitos donos de cães e gatos optaram por preparar as comidinhas dos seus pets e deixar de lado a ração. Mas não pense que é assim tão simples. Se você está habituado a comer alimentos doces, com corantes, contendo gorduras e conservantes, alto lá! Este tipo de alimento já faz mal para humanos. Imagine o que pode causar nos bichinhos?

Não é todo tipo de ingrediente que cães e gatos podem consumir. No texto a seguir você conhecerá um pouco mais sobre o assunto e assim tomar a decisão que será melhor para o seu pet. Confira:

BENEFÍCIOS

Ao preparar adequadamente a comidinha do pet, a saúde dele tende a melhorar. A comida feita em casa conterá menos cálcio e açúcar. Com isto as alergias tendem a diminuir e os pelos se tornarão mais brilhantes, resistentes e saudáveis. Conforme o caso, o pet mais gordinho pode até emagrecer.

DESVANTAGENS

A desvantagem é que você terá que reservar um período de tempo para preparar a comida do seu bichinho. Consulte o veterinário sobre os alimentos indicados e consulte empresas que preparam cardápios balanceados para animais de estimação.

DIETA CERTA

Industrializados nem pensar! A refeição do pet deve conter proteínas, fibras, frutas, verduras, legumes e carboidratos. Triture bem os alimentos para que o organismo deles absorva os nutrientes de forma eficiente.

ALIMENTOS PROIBIDOS

Certos tipos de alimentos não fazem bem aos pets ou devem ser consumidos com moderação. Anote:

Cebola: pode causar anemia;

Alho: o consumo deste produto pode provocar sérios danos aos rins;

Frutas cítricas: são fortes para o estômago dos pets, portanto, se consumidas, deve ser com moderação;

Batata: ofereça somente estando sem casca e cozida. De outra forma, é possível que o estômago seja prejudicado;

Chocolate: Não ofereça em hipótese alguma. Além de provocar intoxicação, pode causar batimentos acelerados do coração, espasmos musculares, diarreia e vômito;

Bolos e pão: as massas de pão e bolo não cozidas causam gases, situação esta que pode se tornar bem dolorida;

Carambola, uva e uva-passa: prejudicam os rins;

Abacate: provoca diarreia;

Macadâmia: pode acarretar tremor, fraqueza e vômitos;

Café: a cafeína pode provocar enfermidades no sistema urinário e nervoso dos animais.

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

Não é indicado trocar a ração pela comida de uma hora para outra. Faça gradualmente a substituição até o pet se habituar. Dê tempo ao tempo.

CUIDADO COM OSSOS

Fique bem atento ao colocar a comida no potinho do seu animal de estimação. Não deve haver, em hipótese alguma, nenhum pedacinho de osso. Eles se tornam mais prejudiciais e perigosos quando cozidos, já que se tornam mais duros. O risco é o osso ou um pedaço dele ir parar no intestino e perfurar o órgão.

Consulte o veterinário do pet antes de substituir a ração pela comida.

4 Comentários

Deixe um comentário
  1. Meu Yorkshire (8 anos) tem uma alergia muito estranha. Ele não produziu pelo nas costas O veterinário disse que é genético. Sempre sai umas bolinhas que inflamam, secam e descascam. Onde tem pelo, fica encaroçado (na região abaixo do pescoço e orelhas. Já foi ao dermatologista (2) e não adiantou. Usa xampu antialérgico, Alegovet 0,7mg e nada resolve. Ele comia a ração Guabi – (ração natural). Usou por uns 5 anos. Depois, uma outra veterinária mudou para Proplan (raças pequenas), dizendo que eu deveria usar uma mais forte para sua idade. Não adiantou nada. Hoje eu penso em deixálo com alimentação caseira. Fazer não é problema pra mim. Ele gosta de peito de frango grelhado. Ele come muito bem a ração, mais em virtude disso eu acho que não está fazendo bem. Tem alguma coisa errada. A casa é limpa com vinagre, que não causa alergia. Gostaria de ter uma orientação de vocês.

    • Comprei meu cachorro já com problema de pele, gastei fortunas com tratamentos e ninguem me dizia o que ele tinha…pesquisando na internet achei o site cachorroverde, que ensina tudo sobre alimentacao natural, resumindo…parei de dar raçao e comecei a dar alimentacao natural e suplementos naturais, e o problema de pele em poucos dias já está praticamente curado! Ração nunca mais!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *