Já pensou em ter um coelho de estimação? Isso pode acontecer desde que você tome os devidos cuidados para que seu novo animal viva de forma saudável. Se você tem um cachorro deve estar se perguntando se é possível que cães e coelhos convivam pacificamente e a resposta é sim.

Convivência entre Cães e Coelhos

Para que não haja problemas ao colocar cães e coelhos sob o mesmo teto, é necessário ter alguns cuidados. Caso seu cachorro seja muito energético ou tenha dificuldade para se controlar diante de outros bichos, você deve apresentar o coelho aos poucos, primeiro com o cão preso a uma coleira ou peitoral e o com o coelho dentro de uma gaiola. O mesmo vale para coelhos que se assustam com facilidade.

Enquanto deixa os animais se cheirarem através das grades, mantenha o cão calmo e evite latidos e movimentos bruscos. Se o seu cachorro não obedecer, continue a aproximação em outro dia, para que o coelho não fique estressado. Mas se o seu cãozinho for calmo e obedecer seus comandos, não há problemas em aumentar o contato entre ele e o coelho.

Convivência entre Cães e Coelhos

Além da forma como você cria seu cão, outro fator que deve ser levado em conta é a raça do cachorro, uma vez que algumas raças têm instintos de caça mais apurados, como Terriers, Perdigueiros e muitas outras. Os cães de raças tipicamente agitadas, como Caniches ou Pinchers, também precisam ser controlados com mais atenção.

O tamanho do cachorro também deve ser considerado na hora de definir se você permitirá contato com o coelho, pois cães muito grandes podem machucar outros animais e até crianças pequenas, mesmo que acidentalmente. Por conta disso, só deixe seu coelho ter contato com cachorros pequenos ou de médio porte.

Convivência entre Cães e Coelhos

Ao oferecer um ambiente sossegado e apresentar seu cão e seu coelho com calma, eles poderão conviver sem maiores problemas. De preferência, deixe cada um em seu espaço e tente sempre observar o comportamento de ambos quando estiverem juntos.


11 COMENTÁRIOS

  1. Amo cachorros e coelhos,tenho um filhotinho de cachorro e um casal de mini coelhinhos,estou tentando ensina-los a ter uma convivência de respeito uns com os outros mas estou tendo um pouco de trabalho .Alguém pode me dar umas dicas de como ensinar eles a serem amigos?

  2. Boa Tarde

    Eu tenho um caniche já com 8 anos que nunca conviveu com outro animal na mesma casa. Acontece que há um ano atras adoptei um coelho anão e quando o levei para casa o cão ficou muito nervoso, a chorar e queria mesmo ferra -lo.

    Tive que levar o coelho para a minha sogra que agora apos um ano já não pode tomar conta dele, ou seja, vou ter que levar o coelho para casa.

    Como devo proceder neste tipo de situação? Mantenho o coelho num sitio alto?

    É que até na casa da minha sogra quando o meu cão também lá foi e viu o coelho ficou agitado.

  3. Olá tenho um dachshund, e estou querendo comprar um fuzzy lop, sera que eles vão dar certo? ou sera que e briga na certa? ela e muito dócil, ja levei um gatinho que estava ferido da rua, e ela não mordeu nem nada, só ficou pulando querendo brincar, mas esse e meu medo as brincadeiras… Como faço para que ela fique mais calma na presença do coelhinho?

  4. Tenho uma Shih tzu que mora na minha casa é uma Golden que mora na minha casa de praia. O objetivo seria não levar o Coelho para a casa de praia. A minha Shih tzu é super calminha e adora outros tipos de bichos ( gatos, pássaros, etc ) mas ela nunca teve contato com um coelhinho. Será que ela vai se dar bem com ele? Por favor alguém me responda, estou querendo muito ter um coelhinho

  5. Eu tenho uma pinscher 1 ela e muito agitada e não convive com nem um outro animal ,eu adotei um coelhinho ,mas ela ja tentou pegar ele quando estavam os destraidos por favor me ajudem.O que eu posso fazer para acostumar ela com o Coelho?

  6. Olá Pessoal, vou contar a vcs meu caso. Tinha uma cachorra (vira-lata) de porte medio e bem agitada, porem dócil. Sempre quis comprar um coelho para deixar com ela, como uma companhia. Meu terreno é bem grande e com um lindo gramado, que seria perfeito para o coelho. Hoje eles convivem soltos dia e noite, porém no início foi muito dificil pois ela corria atrás dele e ele até gritava. No inicio ele ficava no cercado, depois de algumas semanas, estavam acostumados com a presença um do outro, então comecei a abrir a porta do cercado para ele entrar e sair quando quisesse. Nesses tempos ocorriam algumas perseguições, mas nada de mais. Chegou um ponto em que ele nem ficava mais no cercado e sim mais próximo a minha cachorra. Demorou cerca de 1 ano para convivem juntos sem perigo. Em alguns momentos minha cachorra da alguns sustinhos nele, só para mostrar que o territória é dela, mas fora isso, ele segue ela as vezes também.

  7. Eu estou com um problema grande pelo menos eu acho… tenho uma coelhinha e fui buscar uma cadela ao início fiz uma separação na varanda para eles se irem cheirando e terem o tal contacto mas a minha cachorrinha e tal malandra que ontem de noite deixei a porta da varanda onde normalmente ponho a gaiola aberta pra coelhinha poder saltar e não é que a cadela conseguiu passar para o lado da coelhinha e anda a coelha a fugir da cachorrinha que tem 3 meses… tive que levar a cadela para a sala e dormir com ela é deixei a coelha solta na cozinha e varanda para se poder acalmar… estou preocupada não sei o que fazer….

  8. Posso criar cachorro e coelho no mesmo espaço? Fiquei sabendo que eles são vulneráveis a doenças, no caso gostaria de deixar em grama no mesmo espaço onde os cachorros defecam mas sempre limpo o ambiente, tem problema?

  9. Tenho uma Pitbull de 3 anos perdemos o companheiro dela de 7 anos decidimos comprar um coelho pra fazer companhia pra ela a mesma sendo.docil e não foi difícil a interação deles foi questão de uma semana a adaptação do coelho pois ele tinha medo por ela ser muito grande hoje eles ficam ligados o dia inteiro como mãe e filho

  10. Juliana também tenho essa dúvida, pois moro numa casa pequena e deixo meu coelho em um corredor que pretendo dividir com um filhote de cachorro. Será que posso dividir o espaço mas criá-los juntos? Sendo vermifugados e meu filhote vacinado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui