Convivência entre Cães e Coelhos

Por: em

Já pensou em ter um coelho de estimação? Isso pode acontecer desde que você tome os devidos cuidados para que seu novo animal viva de forma saudável. Se você tem um cachorro deve estar se perguntando se é possível que cães e coelhos convivam pacificamente e a resposta é sim.

Convivência entre Cães e Coelhos

Para que não haja problemas ao colocar cães e coelhos sob o mesmo teto, é necessário ter alguns cuidados. Caso seu cachorro seja muito energético ou tenha dificuldade para se controlar diante de outros bichos, você deve apresentar o coelho aos poucos, primeiro com o cão preso a uma coleira ou peitoral e o com o coelho dentro de uma gaiola. O mesmo vale para coelhos que se assustam com facilidade.

Enquanto deixa os animais se cheirarem através das grades, mantenha o cão calmo e evite latidos e movimentos bruscos. Se o seu cachorro não obedecer, continue a aproximação em outro dia, para que o coelho não fique estressado. Mas se o seu cãozinho for calmo e obedecer seus comandos, não há problemas em aumentar o contato entre ele e o coelho.

Convivência entre Cães e Coelhos

Além da forma como você cria seu cão, outro fator que deve ser levado em conta é a raça do cachorro, uma vez que algumas raças têm instintos de caça mais apurados, como Terriers, Perdigueiros e muitas outras. Os cães de raças tipicamente agitadas, como Caniches ou Pinchers, também precisam ser controlados com mais atenção.

O tamanho do cachorro também deve ser considerado na hora de definir se você permitirá contato com o coelho, pois cães muito grandes podem machucar outros animais e até crianças pequenas, mesmo que acidentalmente. Por conta disso, só deixe seu coelho ter contato com cachorros pequenos ou de médio porte.

Convivência entre Cães e Coelhos

Ao oferecer um ambiente sossegado e apresentar seu cão e seu coelho com calma, eles poderão conviver sem maiores problemas. De preferência, deixe cada um em seu espaço e tente sempre observar o comportamento de ambos quando estiverem juntos.