A escovação adequada dos dentes caninos previne e retarda o aparecimento de tártaro e placa bacteriana, que são os responsáveis pelo mau hálito e por problemas que afetam a saúde do cachorro. Por conta disso, você deve criar o hábito de escovar os dentes do seu cão desde cedo, assim que os dentes decíduos (de leite) estiverem à mostra.

cuidados-ao-escovar-os-dentes-do-seu-cão

Como os cães não conseguem cuspir como nós, o creme dental utilizado precisa ser desenvolvido especificamente para animais. Nem pense em escovar os dentes do seu bicho de estimação com uma pasta de dentes convencional, pois ela tem componentes que podem ser prejudiciais se forem ingeridos por um animal. Procure um creme dental apropriado em qualquer pet shop. Há diversas marcas e até cremes com sabores, o que pode facilitar a escovação.

Por sua vez, a escova utilizada deve ser específica para a limpeza da arcada dentária de cães, que possuem uma gengiva muito sensível. Logo, se você tentar escovar os dentes de seu cachorro com uma escova inadequada, você poderá gerar desconforto e até machucar a boca do seu companheiro de quatro patas.

cuidados-ao-escovar-os-dentes-do-seu-cão

É possível usar uma “dedeira”, ou seja, uma escova de dentes própria para a escovação de dentes caninos. Ela é colocada no dedo e é feita de borracha. Assim, além de escovar os dentes do cão, você acaba massageando a boca dele, que ficará mais tranquilo durante a higienização bucal.

cuidados-ao-escovar-os-dentes-do-seu-cão

Lembre-se de que a escovação precisa ser diária e não deve ser uma experiência traumática para o animal. Portanto, acostume seu cachorro desde filhote, sempre de forma descontraída. Comece apenas manipulando a boca dele com as mãos até que ele dê liberdade para que você possa fazer a escovação completa, limpando desde os dentes da frente até os molares (os dentes que ficam no fundo da boca).

Já em relação aos antissépticos bucais, só passe esses produtos sob a orientação de um veterinário, uma vez que o uso prolongado pode deixar seu cachorro com os dentes amarelados.


1 COMENTÁRIO

  1. olá,
    eu tenho uma cadelinha de pouco mais de um mês e queria saber se já posso começar a escovação de sua arcada dentária, pude ler que pode-se fazer a escovação a partir do surgimento dos dentes de leite, mas quando a compramos seus dentes de leite já haviam nascido, quero saber se ainda é possível fazer a escovação sendo que ela não tem o hábito!
    Também queria perguntar se os cremes dentais de sabores doces são recomendados, já que são os doces que deixam a arcada dentária danificada!
    desda já, Obrigado!
    Parabéns pela matéria está ótima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui