Para que seu cão fique sempre com a pelagem digna das estrelas de quatro patas da TV é necessário que você adote alguns cuidados básicos, sempre levando em conta o tipo de pelo do animal.

Cuidados com a pelagem do seu cão

Cachorros de pelo curto, como Beagle, Rotweiller, Labrador e Dálmata, são os que exigem menos cuidados. Para garantir uma pelagem sedosa e brilhosa é preciso escovar o cão ao menos duas vezes na semana com luvas de borracha ou pentes de metal. Com relação aos banhos não há um padrão a ser seguido, leve em conta se ele vive fora de casa e se suja sempre, por exemplo.

Cuidados com a pelagem do seu cão

Cachorros com pelo longo e liso como Lhasa Apso e Yorkshire e aqueles que possuem franjas, como os Cocker Spaniels necessitam de banhos semanais, sempre com shampoo neutro e condicionador, que pode até ser o mesmo que você usa para lavar seus cabelos. Com relação à escovação esta deve ser diária, de preferência com uma escova de pinos. Como é bastante comum que na pelagem destes cães apareçam nós, é recomendável que você tenha bastante paciência e os retire com os dedos, finalizando a tarefa com um pente de metal.

Cachorros de pelo crespo, como Poodles e Schnauzers, necessitam também de banhos semanais com shampoo neutro e condicionador de uso humano. A escovação pode ser feita três vezes por semana utilizando-se uma rasqueadeira e um pente.

Cuidados com a pelagem do seu cão

Por fim, cachorros com sub-pelo, como Chow-Chows e Akitas, devem tomar banho apenas quando necessário, de preferência uma vez por mês, e deve-se sempre tomar muito cuidado com relação à secagem dos pelos, que deve ser muito bem feita para evitar problemas de pele. A escovação pode ser feita uma vez na semana com uma escova de pinos, que deve ser passada na direção contrária ao crescimento, e com um pente para que os pelos mortos sejam retirados.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui