Você acabou de ganhar um cachorrinho? Confira algumas dicas e cuidados para garantir um crescimento saudável!

O seu cachorrinho acabou de chegar a casa? Então, é hora de cuidar com todo amor e carinho do novo membro da família. Os filhotes precisam de cuidados especiais para garantir uma vida saudável. Confira algumas dicas simples para você usar no dia a dia com o seu melhor amigo e, assim, protegê-lo! Vamos lá?

dicas-para-caes-filhotes

As primeiras fases de vida do seu melhor amigo são extremamente importantes e vão necessitar de muita atenção, amor e carinho, para que possam ter um crescimento saudável. Uma das principais e imprescindíveis aliada nesta fase é a vacina, que é a maneira mais eficaz de proteger o seu cachorro contra doenças comuns e outras que são fatais. Desta forma, você vai proteger o seu amigo contra raiva, hepatite canina, entre outras.

Você vai precisar de um veterinário de confiança para acompanhar todo o desenvolvimento do seu cachorro. Quando o cão tiver, em média, 30 dias de vida é recomendado que ele faça algum exame clínico com o veterinário. Assim, o profissional vai te orientar quanto às doses de vacina correta, o período certo, quando o seu amigo vai tomar medicação contra vermes, entre outros cuidados. Além disso, é fundamental que você mantenha a carteirinha dele sempre atualizada com as doses e o tipo de vacina. Assim, você vai ter controle da vacinação e saber a época adequada de cada uma. Guarde o cartão de vacina sempre no mesmo local, para não perde-lo.

Durante as primeiras fases da vida, a amamentação é fonte de energia e alimento mais indicada. Somente após o período, dê rações, que devem ser de acordo com a idade do cão. No mercado, há vários tipos de rações diferentes que são específicas para cães filhotes, jovens ou adultos. Converse com o veterinário para saber qual a melhor ração e quando o seu amigo pode começar a ter outro tipo de alimentação além do leite.

Quando posso passear com o meu cachorro? É normal que você queira sair logo com ele e mostra-lo a todo mundo, mas é preciso ter paciência. Leve o seu cão para passear apenas quando ele estiver com a vacinação completa. Assim, você vai proteger ele de doenças e infecções que podem ser transmitidas no ambiente.

Logo, que começarem a nascer os primeiros dentes, dê ao seu cachorro ossos e biscoitos artificiais. No mercado existem muitas opções! Além disso, lembre-se que na infância é o período em que os cães adquirem os hábitos, por isso, é uma boa época para você ensinar alguns cuidados básicos que fazem parte da rotina, como:

visita ao veterinário, banho, limpeza dos dentes, etc.

Gostou das dicas para o seu melhor amigo? Que tal contar um pouco sobre ele, aqui nos comentários do blog?


1 COMENTÁRIO

  1. Obrigado pelas dicas,
    Tenho dois pequenos em minha casa.
    Um dos pequenos,por pouco não perdemos,
    Ele chegou aparentando estar bem,mas logo logo adoeceu,ele esta com a doença do carrapato.
    Foram 42 dias de total atenção e medicação,carinho,
    Hoje ele esta bem graças a Deus,
    Parabéns aos Cães Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui