O pós-parto é uma fase que exige cuidados essenciais para garantir a saúde das mães e dos filhotes. Veja as dicas!

A sua cachorrinha acabou de ter filhotes? Parabéns! Mas você sabia que a fase do pós-parto demanda cuidados e responsabilidade? A nova família vai precisar de muito amor, carinho e de muitos cuidados diários. Que tal você aprender e saber um pouquinho mais sobre eles? Então veja as dicas deste artigo!

Cuidados com pós-parto!

Cuidar da nova família requer tempo, dedicação, amor e recursos financeiros para manter a saúde e bem estar da cachorrinha e dos filhotes. Ou seja, toda a família precisa ter responsabilidade para cuidar bem dos cães que acabaram de chegar ao mundo, assim como, cuidar da cachorrinha, uma vez que o pós-parto exige cuidados específicos.

A saúde dos novos cachorrinhos, por exemplo, começa com os cuidados com a cadelinha. Ela precisa estar bem de saúde para cuidar dos filhotinhos e garantir a vida deles, principalmente, nos primeiros dias de vida. Por exemplo, a cachorrinha precisa alimentar os filhotes até que eles procedam ao desmame. No geral, este período ocorre a partir da 6ª semana de vida.

Outro cuidado fundamental é com a vermifugação que pode ser feita no momento do acasalamento, assim, a gravidez da cadela ocorre de forma mais saudável. Depois, do exame de confirmação da gravidez da cachorrinha, ou seja, aproximadamente uns 30 dias, você pode proporcionar uma alimentação mais especial para ela. Em outras palavras, uma alimentação específica para cadelas gestantes. Na fase final, por exemplo, muitas cadelas comem rações voltadas para filhotes, porque contam com elevados índices de cálcio e proteína.

Durante o período de gravidez, também, não é indicado a vermifugação. Se a sua melhor amiga tem muito pelo, é ideal que ela seja tosada antes do parto, porque além de evitar problemas com a amamentação dos filhotes, evita acidentes. Um exemplo? Os filhotinhos recém-nascidos sufocarem nos pelos das cachorrinhas.

Não só depois do parto, mas durante todo o período da gravidez, a cachorrinha deve ter acompanhamento veterinário. É recomendado que o profissional visite a cadelinha e os filhotes para verificar como está a saúde, se não há nenhuma alteração e orientar sobre os devidos cuidados com a nova família.

Nas primeiras horas de vida, por exemplo, os filhotes já tem a capacidade de ingerir e eles podem absorver o colostro – que é um leite que tem um elevado índice de anticorpos e são passados para os filhotes-. Os novos cãezinhos devem ser amamentados nas primeiras horas de vida.

Gostou das dicas e cuidados para a nova família? Deixe a sua opinião aqui no blog!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui