Você sabia que os filhotes só abrem os olhos entre o 10º ao 15º dia de vida? Conheça algumas cuidados que são essenciais para assegurar uma boa qualidade de vida.

É impossível não se apaixonar por um cãozinho recém-nascido, não é verdade? Os filhotinhos são lindos, fofos, meigos e irresistíveis. Porém, é necessário que o dono tenha conhecimentos de cuidados que são essenciais para garantir uma boa qualidade de vida para os cães. Que tal conhecer alguns destes cuidados?

Cuidados no dia a dia com os filhotes recém-nascidos

Duas semanas após o parto, os filhotes são muito dependentes das mães. Durante este período, os filhotes desenvolvem habilidades que são importantes como, por exemplo, a evolução de muitos sentidos, que são percebidos nas primeiras fases de vida. Além disso, a determinação da idade também é fundamental, porque os filhotes só abrem os olhos entre o 10º ao 15º dia. Sabia? Ou seja, ele vai precisar de muito mais cuidado e amor.

Os filhotes, também, devem dormir em locais confortáveis e aconchegantes, e as camas devem ser colocadas em locais calmos e quentes, e que não tenham correntes de ar. Eles têm uma fraca capacidade de manutenção de temperatura corporal e desta forma devem ser mantidos até às duas semanas de idade com temperatura entre 30ºC e a partir dai 20ºC.

Não se esqueça de estimular as necessidades nos filhotes, viu? Você pode massagear o local e limpar toda a área com calma e muito carinho. Desta forma, você vai estar simulando a o ritual de limpeza, que é realizado pela mãe. Por volta de 3 semanas, também, os filhotes começam a urinar e fazer as fezes sozinho, e o dono deve estabelecer um local na casa para que eles possam fazer as suas necessidades.

O período de socialização com outros cães, geralmente, ocorre por volta 1º ao 3º mês de vida e durante este período é importante que os filhotes sejam expostos a diferentes estímulos e brincadeiras, para que não desenvolvam comportamentos indesejados quando chegar a fase adulta.

Durante as primeiras semanas de vida observe sempre determinados aspectos de comportamentos, que são importantes, tais como, apetite, atividade, crescimento, entre outros. Além disso, não se esqueça de vacinar o seu melhor amigo, para protegê-lo contra doenças, e só o leve para passear quando todas as doses tiverem sido devidamente aplicadas.

Tenha um médico veterinário de confiança para cuidar dos cachorrinhos e fornecer todas as orientações necessárias, sobretudo nos primeiros dias de vida. Não deixe que os filhotes tenha contato com outros animais, até que a vacinação esteja completa. Desta forma, esteja sempre atento e cuide do seu melhor amigo com muito amor e carinho.


4 COMENTÁRIOS

  1. . A receita é: 200ml de leite com lactose, 50g de creme de leite, meia colher de sopa de manteiga e uma gema de ovo
    Na primeira semana, dê 13ml da mistura por cada 100g do cão, com a frequência de 2 horas. Na segunda semana, 17ml a cada 100g do cão de 3 em 3 horas. Na terceira semana, 20ml a cada 100g do cão a cada 3 horas. Na quarta semana, você pode dar 22ml a cada 100g do cão com um intervalo de 4 horas, e já ir introduzindo a papinha citada anteriormente

  2. Oii gostaria de saber oq fazer para ter todos os cuidados especiais com os filhotes… Porém na segunda semana após o parto a mãe deles morreu acho q foi porque n pôs as placentas tudo pra fora e, agora estou sem saber oq fazer com os filhotes q são quatro …seria uma satisfação imensa da parte d vcs ah ajuda

  3. Minha cachorrinha deu cria dia 31 de julho mais o leite dela secou no terceiro dia de vida dos cachorrinhos um morreu e outro estou dando mamadeira,só que até agora ele não abriu os olhos e ouvidos.sera que tem alguma coisa de anormal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui