Conheça as diferenças entre a visão humana e a canina.

Todo mundo percebe que os cachorros veem o mundo de forma bem diferente da nossa, eles percebem e até enxergam coisas que não enxergamos e nós também vemos coisas que eles não veem. Quando se entra nessa questão logo surge à pergunta: mas afinal, os cães enxergam cores ou não? Durante muito tempo, acreditou-se que eles enxergavam apenas preto e branco, mas hoje se sabe que eles veem colorido sim, a diferença é que eles não conseguem distinguir tantas cores quanto nós humanos. Os cães não conseguem diferenciar, por exemplo, o verde do vermelho, pois essa não é uma distinção determinante para eles como é, por exemplo, para os pássaros que precisam diferenciar a cor das folhas e das frutas para alimentarem-se e sobreviver. Os cães tem certo daltonismo para essas cores, mas enxergam muito bem o azul e o violeta.

Descubra como os cachorros veem o mundo

Embora esta seja uma questão bastante interessante, não é a única e nem a mais importante definição de como os cachorros veem o mundo, outros fatores são fundamentais para determinar como funciona esse sentido dos cães.

Visão noturna

É bem verdade que os cães têm uma visão muito mais limitada em relação às cores do que os humanos, mas em compensação enxergam uma quantidade muito maior de tons de cinza do que nós, a explicação mais aceita para isso é a de que os antepassados dos cães necessitavam muito da visão noturna para poderem caçar neste período, sendo mais importante para eles os tons de cinza do que a visão colorida. Eles precisam de apenas 25% da quantidade de luz que um humano precisa para enxergar à noite.

Campo de visão

Os cães são mais capazes de perceber movimentos e tem um campo de visão maior devido a posição lateral de seus olhos, embora isso varie de acordo com a raça, os cachorros geralmente conseguem enxergar o que está atrás deles, algo muito útil para localizar presas, mas já sua visão para detalhes chega a ser grosseira, é em média seis vezes menor que a do homem.

Embora esses fatores sejam mais importantes para a habilidade de caça dos cães também são bastante interessantes na hora da brincadeira com os cachorros, esconder um objeto e movimentá-lo para que ele o detecte apenas pelo movimento, jogar em um gramado uma bolinha vermelha e uma azul para observar qual ele buscará primeiro, ou jogar somente a vermelha para que ele a encontre pelo olfato. Jogar brinquedos em um ambiente com baixa intensidade de luz e ver como ele se comporta no escuro são atividades interessantes e gostosas de fazer em companhia de seu amiguinho canino.

Cabe ressaltar ainda que os cachorros também podem ter problemas de saúde relacionados à visão: catarata, glaucoma e ceratite são os mais comuns, observe com atenção se há algum tipo de alteração nos olhos dele como: mudança na coloração, olhos vermelhos ou irritados, secreção, o hábito de ficar com as pálpebras cerradas ou piscadas frequentes. Uma visita ao veterinário especializado para verificar os olhos do seu amiguinho pode evitar complicações futuras.


1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui