Sabia que ao te ver bocejar, o seu cão pode ficar com vontade também? O resultado de um estudo demonstra que isso estabelece uma importante empatia entre os cães e os seus donos.

Por acaso você já bocejou e depois o seu cão fez o mesmo? Ao bocejar, você estimula o seu cão a agir igual a você, e isso acontece com a maioria das pessoas quando bocejam também. Ou seja, você pode estar ativo e completamente sem sono, que se alguma pessoa chegar próximo a você e soltar àquele bocejo, naturalmente, vai surgir à vontade de bocejar também. Este fato, também acontecem com os cães.

Na Universidade de Londres os pesquisadores de Birkbeck College sugeriram que o bocejo representava a empatia dos cães com o seu dono. Nesta pesquisa, eles estabeleceram duas situações distintas:

Descubra o que pode pode significar o bocejo do seu cão

– Uma pessoa desconhecida do cão, sentava-se em frente a ele e depois bocejava.

– Uma pessoa estranha sentava-se em frente ao cão e apenas abria e fechava a boca, sem bocejar. Este segundo experimento foi realizado apenas para certificar que o cão não estava respondendo ao movimento de abrir e fechar a boca, com o intuito de eliminar essa possível hipótese.

Os resultados da pesquisa foram surpreendentes, porque 21 dos 29 cães que participaram, realmente, bocejaram, após o contato com o estranho. Em média, isso representa 1,9 por vez, indicando um quantitativo alto. Entretanto, nenhum cachorro bocejou quando o desconhecido apenas abriu e fechou a boca.

Este estudo demonstra o quanto os cães têm uma capacidade de comunicação grande com o ser humano, porque eles são capazes de entender e conseguem responder com facilidade o comando quando é apontado e devidamente sinalizado.

Descubra o que pode pode significar o bocejo do seu cão

Para os estudiosos, esta pesquisa indica o quanto os cachorros conseguem estabelecer uma empatia com os humanos e está pode ser uma provável explicação para a longa parceria de amizade e companheirismo que existe entre ambos.

Você sabe o que quer dizer empatia? Este é um termo relacionado a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa. Assim, a empatia significa ajudar na compreensão de comportamentos e atitudes, colocando-se no lugar do outro. Esta palavra estabelece uma identificação imediata, assim como, um grande envolvimento.

Enfim, quer dizer tentar compreender as emoções e os sentimentos de forma objetiva.

Existe uma ligação forte entre as pessoas e os cães, em que há um vínculo imenso marcado pelo amor, carinho, amizade, dedicação e fidelidade. Os cães são os melhores amigos do homem e sabemos o quanto eles estão do nosso lado em todos os momentos da vida. E você, já conseguiu observar, se quando boceja o seu cão faz a mesma coisa?


1 COMENTÁRIO

  1. Pessoal, bom dia.
    Bacana a matéria. Ensinei meu cachorro a bocejar mesmo sem q eu boceje. Peço a ele para abrir a boca de sono. Ele faz. Uma graça. Ele se chama Thor. Mestiço de Labrador. Posso fazer um vídeo e enviar ao pessoal que ama cães assim como eu amo.
    Abraços, Jorge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui