A doença pode atingir cães filhotes de forma precoce. Confira algumas dicas sobre o assunto!

A diabetes é uma doença que pode atingir tanto aos cães, quantos as pessoas. Ela pode se manifestar de forma precoce, por isso, o dono precisa ficar sempre atento e cuidar da saúde do seu melhor amigo. A diabetes mellitus, também, é conhecida como diabetes ou diabetes do açúcar. Ela é provocada devido à falta de insulina, que é produzida pelo pâncreas. Sabia que a doença também pode aparecer em filhotes?

diabetes-mellitus

O que é a insulina? Ela é um hormônio produzido pelo pâncreas, que tem como finalidade transportar a glicose para dentro das células a partir da corrente sanguínea. A condição ideal é quando o pâncreas consegue produzir uma quantidade adequada de insulina. Entretanto, quando há uma insuficiência tem-se a condição da Diabetes Mellitus. Devido à doença, como consequência a glicose permanece acumulada na corrente sanguínea e provoca um aumento na quantidade de açúcar no sangue.

Além disso, ainda é desconhecida a causa da Diabetes Juvenil. Estudos apontam que um dos motivos pode ser uma doença autoimune ou também danos que são provocados ao pâncreas, por meio de algumas doenças. Outro fator relevante é que a genética também pode estar relacionada à doença. Por exemplo, na raça Golden Retriever é considerada hereditária.

Sintomas da Diabetes Mellitus nos cães filhotes

Os cães terão um crescimento inadequado por causa da presença da doença. Eles, provavelmente, ficarão em um tamanho menor. Além disso, outros sintomas são característicos como a perda de peso, fraqueza, entre outros. Alguns cães também podem ter algum tipo de fraqueza ou paralisia nos membros traseiros.

Os níveis alto de açúcar no cão filhote também podem atacar outras regiões do corpo do animal. O excesso de açúcar que fica presente no sangue será retirado do corpo por meio dos rins e como consequência ele vai urinar e ter mais sede. A quantidade excessiva também afeta a lente do olho, que pode desencadear catarata.

Um cão filhote que tem uma diabetes que não é controlada, não terá uma vida normal. Quanto mais cedo for iniciado o tratamento da doença melhor. Desta forma, o seu amigo vai ter uma vida mais saudável e feliz.

Muitos cães que têm diabetes podem ter uma vida normal. Será preciso que o dono cuide dele com muito amor e carinho. O tratamento da doença inclui injeções diárias de insulina, exames, entre outros que devem ser recomendados e orientados pelo veterinário. Quanto mais cedo o diagnóstico da doença, melhor.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui