Diarreia em cães filhotes: o que fazer?

A diarreia pode ser provocada por muitos fatores, sendo muito prejudicial para os cães filhotes. Veja as causas, sintomas e o que fazer.

Os cães filhotes são muito mais sensíveis que os cães na fase adulta, por isso, existem cuidados que são essenciais durante a infância e os primeiros meses de vida dos cachorrinhos. A diarreia, por exemplo, pode causar diversas complicações e inclusive a morte, se ela não for tratada da maneira correta. Nos filhotes, a causa da diarreia pode se dar por vários fatores diferentes e a mais preocupante é a que é causada pela Parvovirose. Por isso, é fundamental que os cachorros sejam vacinados corretamente pelo veterinário nos primeiros meses de vida.

O que causa a diarreia nos filhotes?

Uma das principais causas é que a mãe pode passar para o filhote por meio da amamentação. Essa condição é conhecida como verminose, ou seja, o famoso verme. Além da amamentação, outra causa comum é que a diarreia pode ser adquirida assim que o filhote nasce.

A diarreia também pode ser provocada por meio da mudança da alimentação do cachorrinho, por isso, se o dono quiser mudar o tipo de alimento, ele deve ir aos poucos e devagar. Além disso, é fundamental conversar com o veterinário antes de mudar o tipo de alimento. Você sabia que o estresse, também, pode provocar diarreia?

Sentimentos como preocupação, medo e insegurança são sintomas que podem acarretar o quadro. Se o dono notar que a diarreia está frequente no filhote, ele deve leva-lo, imediatamente, ao veterinário. Por exemplo, separar o filhote da mãe, pode provocar diarreia, porque o cachorrinho se sente inseguro e com muito medo.

Quais são os sintomas?

Se o dono notar que o cachorrinho está com hábito de comer grama, ele pode estar com problema intestinal. Quando os cães estão com problemas eles podem comer folhas para estimular o vômito. Assim, o dono deve ter muita atenção se notar que seu cachorro começou a comer grama ou adquiriu um tipo de comportamento diferente.

Como é feito o tratamento?

Se o dono estiver suspeitando que o filhote está com diarreia, ele deve ser levado ao veterinário. Por meio do teste de fezes, vai ser possível identificar o tipo de verme e depois recomendar o vermífugo adequado.

Assim, é preciso que o dono sempre observe e análise o comportamento do cão filhote, e qualquer dúvida, ele deve procurar e pedir ajuda profissional. Além disso, é fundamental que o cartão de vacinação do cão esteja sempre em dia com as vacinas e as doses corretas. A vacinação é a melhor forma de controle para evitar muitas doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *