Dicas de como aplicar o colírio no cão!

Por: em

O seu melhor amigo esta com os olhos irritados e o veterinário indicou colírio? Veja dicas de como aplicar o medicamento!

O seu melhor amigo já ficou com os olhos irritados? Isso é comum quando o clima esta seco, porque os cães podem ficar com os olhos mais sensíveis e irritados, ou até mesmo adquirir conjuntivite. Alguma vez, você já teve que pingar colírio nos olhos do seu cachorro? Veja algumas dicas para facilitar a aplicação!

Dicas de como aplicar o colírio no cão!

Explique o que vai acontecer para o seu cachorro!

Converse com o seu cachorro, para acamá-lo. Explique que vai aplicar de forma rápida o colírio e faça muito carinho, para acalmá-lo e mantê-lo tranquilo e distraído. Nesta primeira etapa, o seu cachorro precisa estar confortável.

Deixe os materiais separados

Separe tudo o que você vai usar, durante a aplicação do colírio. Deixe próximo o algodão, a solução fisiológica, o colírio, entre outros itens que foram indicados pelo veterinário. Não se esqueça de ler a bula do colírio e siga todas as recomendações do veterinário do seu amigo. Um detalhe imprescindível: lave bem as mãos antes e depois da aplicação do colírio.

Proteja o seu cachorro!

Proteja o seu cão durante a aplicação do colírio. Você pode escolher um local alto como uma mesa, por exemplo. Desta forma, é possível abraçar o seu cachorro, para que ele possa se sentir protegido e confortável.

Ao aplicar o colírio, mantenha a cabeça do seu cachorro firme. Uma boa dica é segurar o queixo dele com a palma de uma mão e com o polegar a pálpebra. O colírio deve ser segurado na outra mão. Porém, se o cão estiver com excesso de muco ou secreção, limpe antes de aplicar o colírio, ok?

Hora de aplicar!

Aplique o colírio de forma rápida, para que o cachorro não pisque e o medicamento seja absorvido. Depois que terminar, elogie o seu melhor amigo e dê a ele uma recompensa, como, por exemplo, o seu brinquedo favorito.

Durante a aplicação, se você notar que o seu cachorro esta muito nervoso, não brigue com ele. Acalme-o fazendo um cafuné e elogiando bastante. Mas, se notar que ele não esta muito a vontade e nervoso, deixe para colocar o colírio em outra hora.

Se você tiver dificuldade em aplicar o colírio sozinho no seu melhor amigo, que tal chamar um amigo ou alguém da sua família? Todavia, se você sozinho ou com ajuda não conseguir aplicar o medicamento, procure o médico veterinário para que ele possa fazer as aplicações necessárias e com segurança.

Gostou das dicas? Deixe o seu recado!