Existem sinais que podem indicar que o seu melhor amigo está precisando de ajuda. Veja alguns deles!

Você sabe como avaliar a saúde do seu melhor amigo? Existem determinados comportamentos, que são normais e outros não. Porém, é muito importante saber distingui-los. Por isso, confira algumas dicas de alguns sinais, que podem indicar que seu cachorro esta precisando de ajuda.

Dicas de como avaliar a saúde do cão

Apetite!

É fato que todo cachorro adora comer, não é verdade? Porém, não é muito comum que o seu melhor amigo fique enjoado sempre da ração. Os cães quando estão saudáveis adoram se alimentar somente alguns filhotes que ficam enjoados da ração e isso ocorre devido à troca de dentes-de-leite.

Nos dias de muito calor, principalmente, no verão é comum os cães se alimentarem menos. Mas, se você notar que eles estão ficando praticamente o dia todo sem comer ou se alimentando muito pouco, é hora de leva-los ao veterinário, para descobrir a causa. Existem muitas doenças que deixam os cães sem apetite e precisam de um tratamento adequado.

Sede!

O seu melhor amigo está sempre bebendo água? A hidratação é extremamente importante, mas tudo em excesso pode fazer mal. Ou seja, observe se ele está bebendo muita ou pouca água, e qualquer suspeita leve-o ao veterinário. Porém, lembre-se de que se o dia estiver muito quente, é comum o consumo em excesso de água. Além disso, os cachorros podem desenvolver doenças que causam o consumo excessivo de água como, por exemplo, o diabetes.

A água para o cachorro deve estar sempre limpa e fresca, e tenha o hábito de trocá-la durante o dia. Lembre-se de também deixar o pote de água sempre cheio!
Olhos!

Preste atenção nos olhos do cão e qualquer coisa diferente levem-o ao veterinário. Por exemplo, se notar que ele está lacrimejando com frequência, presença de secreção ou qualquer outro sintoma.

Orelhas!

Observe se seu melhor amigo coça as orelhas com frequência, se a região está muito vermelha, entre outros. A otite, por exemplo, é um problema comum e precisa ser tratado pelo veterinário. Assim, as orelhas do cachorro devem estar sempre limpas, sem cheiro forte ou sem a presença de cera.

Xixi!

O xixi do cachorro deve ser claro, transparente e com odor moderado. Se você notar presença de sangue na urina ou uma coloração muito forte, leve o cachorro ao veterinário.

Disposição

Um cachorro quando está saudável adora correr e brincar a qualquer hora do dia. Se você notar que seu cão esta indisposto, cansado, desanimado ou mudando de humor de uma hora para oura é preciso leva-lo ao veterinário.


2 COMENTÁRIOS

  1. Bárbara Barros Almeida acho que houve um erro de digitação, ao orientar sobre o xixi do cachorro, pois ao contrário do humano a cor drve ser amarela e nunca clara. Quanto mais clara mais sinal de retenção de creatinina e uréia. E embora não seja veterinária tive a experiência de achar que s urina da minha cachorrinha estava clara e transparente quando a veterinária mr explicou. Gosto muito de ler suas dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui