O seu melhor amigo tem problemas na visão? Confira algumas dicas de cuidados e saiba como deixar a vida dele mais feliz!

Se o seu melhor amigo está cego ou perdendo parte da visão, as dicas deste artigo vão te ajudar muito. Assim, você vai poder ajuda-lo a ter uma vida melhor, feliz e confortável. Se você conhece alguém que está cuidando de algum cão cego também, mostre este artigo a ele, que vai poder ajudar bastante.

Dicas de como cuidar de um cão cego

Não mude os móveis da casa de lugar, porque desta maneira vai ficar mais difícil para o cachorro se acostumar e locomover entre os cômodos. Certamente, ele já conhece os móveis e sabe onde está cada um, se você muda-los de lugar, o cão vai acabar esbarrando nos móveis e pode machucar.

Os móveis que têm quinas devem ser protegidos, para que o cachorro não se machuque. Por isso, fique atento com armários, mesas, portas, mesas de cabeceiras, entre outros.

Para auxiliar o seu cachorro a se locomover de cômodo para cômodo, coloque tapetes antiderrapantes.

– Não mude a vasilha de água e ração do seu melhor amigo. Ele já sabe onde está e como deve ir, se tiver fome ou sede. Se mudar o lugar, ele vai ter dificuldade em encontrar.

– Sua casa ou apartamento tem escadas? Se a resposta for positiva, você deve colocar um portão ou uma cerca para proteger o seu cão e evitar que ele caia ou tropece.

– Chegou visita a sua casa? Avise a eles que o seu cachorro não enxerga. Antes dos visitantes brincarem ou fazerem carinho, deixe que o seu melhor amigo cheire eles primeiros, ok? Depois disso, os visitantes podem brincar passar a mão e fazer muito carinho.

– Converse com o seu cachorro! Estimule, encoraje-o e brinque muito com ele! Desta forma, ele vai se sentir mais confiante e vai saber o quanto você o ama e se preocupa com ele.

– Ao passear com o seu melhor amigo, escolha uma guia curta. Assim, ele vai saber onde você está e vai se sentir melhor durante o passeio. Continue levando ele nos lugares que gostava de passear como o parque ou a praça favorita.

– Não aborde o seu amigo por trás, porque isso pode assustá-lo! Além disso, quando ele estiver dormindo, deixe-o descansar. Se acordar ele, pode ficar muito assustado, também. Deixe-o dormir e repousar.

– Se o seu melhor amigo vive na área externa da casa, deixe o local sempre limpo, sem móveis ou outros itens que podem atrapalhar a sua locomoção.

Seguindo essas dicas, você vai deixar a vida do seu cachorro mais confortável e feliz. Gostou? Deixe a sua opinião aqui no blog!


2 COMENTÁRIOS

  1. eu tenho uma cadela – Mell (Melinha), que nasceu cega e segundo os veterinários, trata-se de retinose, que embora haja cirurgia, não existe cura, pois a doença volta em 30 dias. Melinha, hoje está com 1 no e 9 meses, é muito inteligente, anda bem por dentro e fora da casa sem bater em móveis. É verdade, quando chega alguém que não conhece, ela se coloca perto da pessoa e cheira, mãos, pernas e muitas vezes quer cheirar o rosto. Para mim as dicas foram muito úteis

  2. Olá a todos a minha amiga Bia ,é uma Lhasa apson, tem 13 anos e esta perdendo a visão….acredito que ela esteja na fase de ver apena vultos, confesso a todos que é muito triste vê-la assim….mas como sabemos essas estrelinha tem um breve tempo para brilhar na terra e uma eternidade para brilhar no céu embelezando as nossa noites de saudades. Obrigada ao site pelas dicas dada neste artigo e espero mais artigos relacionados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui