A boa alimentação do cão pode garantir um pelo bonito, saudável e cheio de vida. Confira algumas dicas!

Não é só usar shampoo e condicionador, que garante um pelo bonito, saudável e cheio de vida. Confira algumas dicas simples que você pode usar no dia a dia, para garantir que o pelo do seu melhor amigo fique bonito e cheio de brilho. Por exemplo, os cães precisam de uma alimentação equilibrada e saudável para ter um pelo sedoso.

Dicas de como manter um pelo bonito

Mesmo cães saudáveis e com muita saúde podem soltar pelos, porque a queda representa é normal em algumas épocas do ano. Os pelos são responsáveis pelas funções proteção mecânica e térmica e assim os cachorros contam com 2 camadas de pelo. O sub-pelo, por exemplo, é mais fino e auxilia na regulação térmica, seja no frio ou até mesmo no calor. O pelo principal é mais vistoso, grosso e pesado. Mas, sabia que existem algumas raças, que, simplesmente, não tem pelo? É o caso do Cão Pelado Mexicano.

Os pelos podem crescer e cair, ou seja, a queda é absolutamente normal em alguns casos. Filhotes, por exemplo, tem muita tendência a perder pelos. Outra situação muito comum para a queda é durante o repouso, que ocorre por motivos estressantes com uma cirurgia. As mudanças de estações do ano também influenciam diretamente a queda como a passagem do outono para a primavera.

Se a queda de pelo ocorrer com muita frequência, o dono deve levar o cão ao veterinário para averiguar as causas que pode ser por uma deficiência nutricional, doença metabólica, entre outras. Desta forma, o veterinário vai saber indicar a melhor forma de tratamento.

Os cães de pelo longo ou curto costumam soltar a mesma quantidade de pelos, todavia nos cães de pelo longo a pelagem costuma embolar e enrolar. Por isso, a escovação é imprescindível para manter os pelos desembaraçados e vistosos.

Você sabia que os pelos são formados por 65 a 95% de proteínas? Por isso, uma boa alimentação influência na beleza do pelo. É fundamental que os cães tenham o hábito de ingerir uma proteína de qualidade para garantir um pelo bonito e com vida.

O enxofre também esta ligado ao crescimento dos pelos e os problemas podem surgir por deficiências nutricionais como, por exemplo:
Falta de ômega 3: pelo seco, queda e falta de crescimento.

Falta de cobre: perda da coloração

Falta de zinco: perda de pelo, mas o excesso pode provocar problemas na absorção do cobre. Desta forma, mantenha uma alimentação equilibrada e saudável e qualquer problema de queda de pelo leve o seu melhor amigo ao veterinário.


3 COMENTÁRIOS

  1. minha shitsz tem 5 meses o pelo dela esta ficando muito feio enrolando e seco ela se alimenta bem com premier uso shampoo neutro nao sei mais oq fazer pra deixar o pelo dela bonito novamente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui