Existem cuidados que são fundamentais para os cães no cotidiano, para a manutenção da saúde e bem estar. Confira algumas dicas!

Não há como não se apaixonar e encantar com um cão. Eles são dóceis, fieis sinceros e muito leais, ou seja, um verdadeiro amigo para a vida toda. No dia a dia, eles precisam de cuidados que são essenciais para garantir a boa saúde e o bem estar. Por isso, confira algumas dicas e cuidados simples para cuidar e proteger o seu melhor amigo de alguns desconfortos.

Dicas de cuidados simples para os cães

Mantenha as orelhas limpas: as orelhas devem estar limpas para prevenção de inflamação que podem acometer o canal auditivo como, por exemplo, uma situação comum conhecida como otite. Assim, é fundamental os pelos do ouvido, pelo menos, uma vez por mês e, além disso, fazer uma limpeza para retirar o excesso de cera que fica presente na região. Durante o banho, proteja a orelha do seu melhor amigo usando um algodão.

Bumbuns devem estar sempre limpos: as fezes, que muitas vezes ficam grudadas no bumbum do cão, podem provocar diversos danos e disseminar verminoses, doenças de pele, pulgas, carrapatos, entre outros fatores. Por isso, é essencial que o local esteja bem limpo e a tosa higiênica deve ser feita, em média, uma vez por mês, de modo a diminuir os pelos no bumbum e na barriga.

Cuidado no Petshop: durante a tosa do seu melhor amigo a tesoura e a lâmina devem estar em bom estado e limpas. A escova não deve ter pelo nenhum, para evitar fungos, que podem provocar micoses. Outro cuidado é com o secador, porque a temperatura deve ser morna, uma vez que se a temperatura estiver muito fria pode causar e gripe e muito quente pode queimar o cachorro. Além disso, o secador não deve apontar para os olhos do cão, pois o vento pode ocasionar o ressecamento da córnea.

Assim, ele deve ficar, pelo menos, uns 30 cm de distância. Conheça o estabelecimento que o seu melhor amigo frequenta, verifique as condições de higiene e conheça toda a equipe profissional.

Cuidado na alimentação: as rações estão cada vez mais nutritivas, por isso, saiba escolher o alimento certo para o seu amigo. Qualquer dúvida, pergunte ao
veterinário! Depois que o seu cão se alimentar, lave bem a tigela e seque, porque a umidade pode ocasionar o surgimento de fungos e bactérias.

Mantenha a casinha limpa: limpe com frequência a casinha do seu melhor amigo, para evitar o aparecimento de pulgas. Ela deve ser lavada, em média, toda semana com água e sabão.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui