Usar algodão e produtos específicos para os cães são essenciais durante o banho. Confira algumas dicas e cuidados para deixar o banho do cão mais seguro e confortável.

Muitos cães amam tomar banho, outros nem tanto assim. Mas, o banho é fundamental para manter a beleza, higiene e deve ocorrer periodicamente. Porém, você sabe dar banho da maneira correta? Confira algumas dicas e cuidados, que vão te auxiliar.

Dicas e Cuidados para o banho

Shampoo e condicionador: existem os shampoos que são específicos para cães, por isso, nada de usar o seu. Há uma diferença no PH entre os produtos dos cães e o de pessoas, ou seja, se você usar o seu shampoo pessoal no seu amigo, pode ressecar muito a pele dele. Desta forma, compre produtos específicos para os cães, ok? O condicionador só deve ser usado se o seu amigo tiver os pelos longos, assim, se o pelo for mais curto pode usar, somente o shampoo.

Algodão: ele é fundamental para impedir a entrada de água nas orelhas dos cães. A entrada de água pode provocar otite, entre outros tipos de problemas. Use pequenas bolas de algodão na entrada da orelha dos cães durante o banho. Todavia, certifique-se que esta usando o algodão certo, porque o comum absorve a água e se vier a encharcar, vai permitir a entrada de água no ouvido do cão. Desta forma, use um algodão parafinado em tamanho grande, para que possa cobrir a entrada da orelha.

Inicie o banho pela parte de baixo: comece o banho pelas patas e partes baixas e depois comece a subir aos poucos. Não molhe, diretamente, a cabeça, principalmente, se o banho for de água fria.

Lave bem as patas: não se esqueça de lavar bem as patas do seu amigo durante o banho. Pode existir algum tipo de ferida ou machucado, por isso, aproveite a oportunidade para verificar. Uma boa dica, por exemplo, é lavar as patas usando uma escova de cerdas macias. Se notar algum machucado ou uma ferida estranha, leve o seu cachorro ao veterinário.

Recompense: depois de um delicioso banho o seu cachorro, certamente, merece uma boa recompensa. Por isso, que tal presenteá-lo com um biscoito ou o seu petisco favorito? Além de deixa-lo muito feliz, ele vai associar o banho a uma coisa boa.

Após o banho, aproveite para brincar com o seu amigo e enche-lo de carinhos e mimos. Se quiser, pode acrescentar alguns enfeites no seu cão como, por exemplo, lacinhos nas fêmeas e se for macho, pode colocar um chapeuzinho ou uma gravatinha. Depois, é só passear e se divertir ao lado dele!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui