05 dicas para celebrar o aniversário do cachorro

Eles não se guiam pelo calendário, mas o aniversário de cachorro é um bom motivo para celebrar.

Festas são sempre bem-vindas e, mesmo que o cachorro aniversariante não faça ideia do que está acontecendo, ele pode aproveitar a movimentação, a brincadeira e os petiscos especiais. Os humanos comemoram há milênios e é bem possível que a primeira festa de aniversário de um cachorro tenha ocorrido no antigo Egito: afinal, eles estão ao nosso lado há muito tempo.

Celebrar o aniversário do cachorro pode ser um grande evento social, mas geralmente essas reuniões são mais interessantes para os humanos que comparecem. Com algumas dicas simples, no entanto, a festa pode ser muito divertida – é possível até mesmo convidar os peludos da vizinhança.

As dicas para comemorar o aniversário do cachorro

A festa de aniversário do cachorro pode ser simples ou um pouco mais sofisticada. Vale lembrar que festas badaladas podem ser divertidas para os humanos, mas a maioria dos peludos não gosta de muita movimentação em casa, especialmente de pessoas estranhas.

Dicas para celebrar o aniversário do cachorro

Os convidados, naturalmente, precisam gostar de cachorros – afinal, o aniversariante é um legítimo representante do Canis lupus familiaris, o nosso melhor amigo. As mascotes dos amigos são bem-vindas, mas é preciso estar atento a brigas e desacertos.

Para preparar o clima, o tutor pode criar convites personalizados, enviá-los pela internet com todos os dados sobre a festa de aniversário do cachorro. É igualmente possível preparar uma relação de presentes (o ideal é fixar a lista nas páginas das redes sociais, para que os convidados possam escolher as lembrancinhas).

O cachorro aniversariante pode receber petiscos, brinquedos, roupas e acessórios, artigos de higiene, etc. O tutor precisa estar atento às marcas, para evitar que o peludo ganhe produtos que causem irritações e reações alérgicas.

01. Os presentes

Os presentes de aniversário acompanham a humanidade há muito tempo. Entre os gregos antigos, presentear aniversariantes era uma forma de protegê-los contra más influências astrais. No início do Cristianismo, a prática foi deixada de lado, mas voltou com tudo a partir do século 4º, quando passou-se a comemorar oficialmente o Natal e alguém percebeu que o próprio deus cristão havia recebido presentes ao nascer.

Portanto, os cachorros podem participar de festas de aniversário e têm todo o direito de ser celebrados em sua data especial, mesmo que não consigam compreender o que está acontecendo. O mais importante é a diversão e a alegria.

Dicas para celebrar o aniversário do cachorro

O tutor é quem mais conhece os gostos e preferências do cachorro. Os pets são mimados todos os dias, mas, no aniversário, eles merecem um presente especial: uma bolinha de tênis, um brinquedo de morder, uma nova pelúcia, etc.

No dia da festa, para se preparar para receber os convidados, o cachorro pode ter um “dia de beleza”, com direito a banho e tosa. De acordo com a disponibilidade financeira, ele também pode receber massagens e até mesmo um banho de ofurô, um excelente tranquilizante para um dia tão agitado.

Algumas pet shops franqueiam a circulação dos cachorros entre as gôndolas. Uma boa ideia, para escolher o presente principal, é levar o peludo à loja e deixar que ele mesmo escolha o que quer ganhar de aniversário. Mesmo sem dar nenhuma atenção ao calendário, o pet entenderá que se trata de uma ocasião especial.

02. A festa

Toda festa de aniversário precisa de um salão convenientemente enfeitado. Os balões e chapéus são as escolhas mais simples, mas o barulho de um estouro e os elásticos que ficam presos à pelagem podem não ser exatamente a ideia que o cachorro tem de diversão.

O local da festa pode ser decorado com motivos caninos (ossinhos, bolinhas e brinquedos, petiscos, etc.), que podem se transformar, em algum momento, tanto nas guloseimas para os convidados, como lembranças da festa para levar para casa.

Dicas para celebrar o aniversário do cachorro

A sala também pode ser decorada com fotos do cachorro em momentos marcantes: uma boa ideia é apresentar a timeline do peludo desde a adoção, com cliques de passeios, brincadeiras, descobertas, consultas médicas, etc.

O cachorro aniversariante e os convidados podem receber roupas e acessórios especiais – que tal uma festa black-tie, com todos vestidos a rigor, ou a fantasia, com astronautas, piratas, reis e fadas? É importante que os trajes sejam confortáveis e não prejudiquem a movimentação dos peludos – afinal, eles atenderam ao convite porque querem se divertir.

03. As guloseimas

Nenhuma festa de aniversário que se preze pode deixar de ter doces e salgados, além de um bolo decorado. Tudo pode ser feito em casa (para os mais habilidosos) ou encomendado em dezenas de serviços especializados.

Seja em casa, seja sob encomenda, os petiscos precisam respeitar as exigências nutricionais dos cachorros. Devem ser feitos com pouco ou nenhum óleo vegetal, pouco sal e nenhum açúcar. Além disso, a festa não pode ter nada de cacau, frutas e legumes com sementes.

Dicas para celebrar o aniversário do cachorro

O tutor pode providenciar alguns quitutes sem lactose ou glúten, por exemplo, caso algum convidado seja alérgico ou intolerante a esses nutrientes. Também é possível preparar guloseimas para filhotes, convalescentes e idosos.

De acordo com um fornecedor, os sabores mais comercializados para o bolo são cenoura, banana e alfarroba (que tem a aparência de um bolo de chocolate). O bolo pode ser cortado na hora de servir ou ser providenciado em porções individuais (muffins, bolo de caneca, brevidades, etc.).

Mas o bolo não precisa ser necessariamente doce. Em uma massa com farinha integral e ovos, é possível acrescentar cenouras, vagens, beterraba, etc. Como se trata de um dia especial, o quitute pode ser coberto com cream cheese ou manteiga de amendoim – mas não se esqueça de avisar os convidados, porque há cães alérgicos a estes alimentos.

É possível até mesmo servir gelatinas e sorvetes específicos para cachorros. Existem fornecedores destes doces, mas um pedaço de fruta em uma forma de gelo garante diversão e exploração por alguns minutos para os convidados, que também podem receber pipoca.

Para preparar a pipoca, lembre-se de usar pouco óleo vegetal e não acrescentar nada ao grão integral: nada de sal, manteiga, bacon, queijo, etc. Os efeitos da ingestão desses ingredientes vão de uma leve indisposição a uma crise gastrointestinal severa.

04. Os convidados

Talvez o melhor da festa de aniversário do cachorro seja a reunião de todos os peludos da redondeza, entre pets de amigos, parentes e vizinhos. A festa provavelmente se tornará uma tremenda bagunça, mas o aniversariante rememorará os momentos por vários dias.

Naturalmente, é preciso servir alguma coisa também para os acompanhantes humanos. Certifique-se apenas de que os doces, salgados e bebidas não fiquem ao alcance das patas dos convidados de honra.

Espalhe vários potes com água fresca por todo o ambiente – que pode ser a sala de um apartamento pequeno ou um quintal amplo. Os cães convidados ficarão excitados com as brincadeiras e é preciso garantir a hidratação adequada. É possível deixar à disposição também alguns quitutes naturais, como frutas e legumes em pedaços.

05. As atrações

Uma dica simples é providenciar uma “cabine fotográfica” para registrar o aniversariante e os convidados. O espaço pode ser improvisado com caixas de papelão e servirá como cenário para vídeos e fotos da festa. Deixe à disposição alguns adereços, como chapéus, estolas, capas, máscaras, etc.

Dicas para celebrar o aniversário do cachorro

Mais uma dica divertida é a apresentação de um show de talentos. Os convidados e os aniversariantes poderão exibir as suas especialidades, como dar a patinha, fingir-se de morto, rolar no chão, etc. Caso haja algum cachorro “musical”, ele também poderá cantar ao som de um violão, por exemplo.

O tutor também pode organizar uma gincana entre os convidados, inclusive com prêmios, que podem ser brinquedos ou ainda mais quitutes. Os cachorros podem brincar com cabo-de-guerra, corrida, salto em altura e em distância, esconde-esconde, caça à ração, etc. O espaço precisa ser um pouco maior, mas todos se divertirão e a festa será motivo de comentários positivos por muito tempo.

Você também vai gostar...

Deixe um comentário