Dicas para evitar zoonoses

Muitas doenças que acometem cães, podem ser repassadas para o dono. Veja como evitar e cuidar da saúde do seu amigo!

Você sabe o que são as zoonoses? São as doenças que podem ser transmitidas dos animais para as pessoas, por meio de bactérias, fungos, parasitas ou vírus. Alguns tipos de doenças podem ser consideradas leves e com curas rápidas, entretanto outras podem ser fatais como, por exemplo, a raiva. Que tal ficar por dentro do assunto?

dicas-para-evitar-zoonoses

Existem pessoas que são mais propensas a adquirir uma zoonose, por exemplo, as que estão com sistema imunológico mais fraco, bebês, crianças e idosos. Entre os tipos de doenças mais comuns podem ser citados: Brucelose, pulgas, giárdia, tênia, leptospirose, raiva, micose, lombriga, salmonela, sarna, tularemia, entre outras.

Para evitar as zoonoses é fundamental cuidar da saúde do seu melhor amigo. Assim, é preciso usar sempre o bom senso e a boa higiene para evitar e reduzir o risco potencial de transmissão das doenças. Desta forma, mantenha sempre o seu cachorro limpo e não se esqueça, também, de cortar as unhas dele e escovar os dentes.

Além disso, tenha um veterinário de confiança, para que o seu melhor amigo possa estar sempre fazendo check-up. O recomendado é que ele faça exame com regularidade, para verificar como está a saúde. Mesmo que o seu melhor amigo não esteja apresentando sinais clínicos de doença, leve-o ao veterinário.

Evite o contato direto com as fezes do seu cachorro, assim, para limpá-las use luvas e depois não se esqueça de lavar bem as mãos. Além disso, aplique vermífugo no seu melhor amigo – pergunte ao veterinário qual você deve usar- e também faça o controle de pulgas, e outros parasitas. Não se esqueça de manter o cartão de vacinação atualizado, também. A vacina é um dos principais meios para proteger o seu melhor amigo de várias doenças. Portanto, esteja com as doses corretas e atualizadas.

Não deixe o seu cachorro comer fezes de outros animais, e evite que ele beba água fora de casa, também. Se o seu melhor amigo te morder durante alguma brincadeira ou te machucar de algum modo, lave o ferimento, imediatamente, com água e sabão.

Essas são algumas dicas para evitar muitas doenças no seu melhor amigo. Lembre-se de que muitas agem de forma silenciosa e, por isso, é fundamental levar o seu cachorro ao veterinário. Além disso, quanto mais cedo iniciar o tratamento de zoonose, melhor para o seu cão, porque aumenta as chances de cura.

O que você faz para cuidar da saúde do seu cão? Conte para a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *