É só pegar a escova de dente e a pasta, que o cachorro já sai correndo? Confira algumas dicas para facilitar e tornar a higiene bucal bem divertida.

A higiene bucal nos cães é fundamental para a prevenção da formação de tártaros, e preveni-los de algumas doenças no fígado, rins e coração. Porém, nem todos os cães gostam de ter os dentes escovados. Confira algumas dicas para facilitar a higiene bucal, que é tão necessária e imprescindível.

Dicas para facilitar a higiene bucal dos cachorros

Para prevenir os problemas que são muito comuns em cães como o mau hálito, por exemplo, a higiene bucal pode ser realizada diariamente ou, pelo menos, três vezes por semana. Todavia, muitos cães simplesmente não gostam da ideia de “escovar os dentes”, por isso, veja como tentar deixa-los tranquilos para o momento:

– A escovação deve ser algo divertido e prazeroso para o animal, ou seja, procure fazer a higiene bucal quando o seu melhor amigo estiver bem relaxado e tranquilo. Não escolha um momento do dia em que ele estiver estressado.

– As escovas de dente devem ser específicas para o cão, porque tem o tamanho das cerdas adequadas. Não use escova de dente de pessoas no seu melhor amigo! A escova pode ser facilmente encontrada nas lojas de pet shop!

– Ache a posição ideal para a escovação dentária, ou seja, procure ver como o seu cão se sente mais confortável. Durante a higiene bucal é muito comuns os cães ficarem ansiosos e nervosos, por isso, eles precisam ficar em uma posição tranquila e confortável. Isso faz muita diferença!

– Antes de começar a escovar, que tal aproveitar para fazer uma massagem na gengiva do seu melhor amigo? Massageie a área devagar, para que ele vá se acostumando aos poucos.

– Deixe experimentar a pasta de dente, ou seja, deixe-o saborear. Compre pasta de dente que tenha sabor! O seu melhor amigo vai aprovar e amar a ideia.

– Durante a higiene bucal não faça muita força para não machucar o cachorro. Além disso, faça a escovação de forma circular e bem devagar. Ao encontrar alguns tártaros nos dentes do cachorro, não escove todos de uma vez. Escolha um e permaneça em média dois minutos na área, e aproveite para escovar a parte de trás dos dentes, que é o local que pode ter muitas placas escondidas.

– Se o cachorro não deixar, não force. Simplesmente respeite o tempo dele. A escovação deve ser prazerosa, por isso, não brigue ou xingue o cachorro. Tenha paciência, que aos poucos ele vai se acostumar com a escovação dentaria.

– Quando terminar a higiene bucal, que tal recompensá-lo? Dê a ele o seu petisco favorito!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui