Dicas para fazer o cachorro parar de brigar

Por

É só o seu cachorro encontrar com outro, que já quer brigar? Confira algumas dicas de como lidar com essa situação.

O seu cachorro costuma brigar com outros cães? Você sabe o que fazer para parar com este tipo de comportamento? Muitas vezes, basta um cachorro encontrar outro, que já saem brigando. Confira algumas dicas de comportamento e veja o que fazer para o seu melhor amigo parar de brigar.

dicas-para-fazer-cachorro-parar-de-brigar

Existem diferentes fatores que podem levar um cachorro a brigar: marcação de território, medo, proteger a sua comida ou mesmo um brinquedo, ou mesmo devido a algum ataque defensivo que pode ter sido provocado por algum outro cão no passado. Mas, um cachorro que foi castrado e passou a fase da vida com sua mãe seus irmãos, e também foi socializado, tendem a ter uma personalidade mais calma, ou seja, raramente brigam. Como é o seu melhor amigo? Ele é mais calmo ou gosta de brigar com outros cães?

Você está passeando normalmente com o seu cão e encontra outro na rua, ele já quer brigar? A sua reação é que vai estimular o comportamento do seu melhor amigo. Por exemplo, se você já antecipa essa situação com os problemas que ela pode causar e o seu cão percebe o seu desconforto, logo ele percebe isso e vê o outro cachorro como uma ameaça e já quer brigar com ele. O que fazer neste tipo de situação?

Deixe a guia do seu amigo solta e continue andando normalmente e não pare para conversar. O objetivo nesta situação é fazer com que o seu melhor amigo veja a aproximação de outro cachorro como algo normal, e não como uma ameaça. Entendeu? Agindo assim, ele não vai sentir vontade de brigar, porque não vai se sentindo ameaçado.

Os cães que têm uma tendência para brigar devem receber um adestramento de obediência por um profissional especializado. Além disso, quando outro cachorro chegar perto seu amigo, você pode fazer alguns tipos de atividades para desviar a atenção e o foco dele. Se ele começar a rosnar ou latir corrija o comportamento dele e diga que isso não pode.

Lembre-se de que os cachorros não são criados da mesma maneira. Os cães que moram na mesma residência e brigam, geralmente, querem mostrar quem manda é o líder.

Neste caso, um profissional pode auxiliar a corrigir este tipo de comportamento e explicar melhor a situação. Além disso, em relação à dominância os cães são criados de modos diferentes.

Como é o temperamento do seu melhor amigo? Conte sobre ele para a gente no blog!