É melhor prevenir do que remediar, não é? Com pequenos cuidados no dia a dia, o cão pode ter uma excelente qualidade de vida. Confira algumas dicas!

Os cães precisam de amor, cuidado e muito carinho. De acordo com um velho ditado bem conhecido “é melhor prevenir do que remediar”, existem pequenos cuidados que se pode ter no dia a dia para manter uma vida saudável e evitar doenças no cão. Por isso, confira algumas dicas importantes sobre o assunto e como manter uma qualidade de vida adequada para o seu cachorro.

Dicas para o cão ter uma vida saudável

Conheça a raça do seu cão: cada raça apresenta uma características importantes como, por exemplo, comportamento, personalidade, temperamento, entre outras. Os donos devem conhecer sobre o tipo de raça, para saber e conhecer melhor sobre o seu melhor amigo. As raças divergem-se em tamanho, peso, cuidados com os pelos, entre outros. O estudo sobre a raça é extremamente importante, porque auxilia nos cuidados do dia a dia com o cachorro.

Vacinação- Uma das melhores formas de prevenção contra doenças é por meio da vacinação, assim, o seu melhor amigo deve ser levado ao veterinário, periodicamente, para tomar as vacinas adequadas. Mantenha sempre atualizado o cartão de vacinação do seu amigo.

Veterinário- Os cães devem ser levados ao veterinário, periodicamente, para fazer check-up de rotina, que é uma das principais formas para evitar doenças. Além disso, por meio dos exames de rotina, que é possível verificar a presença de doenças ou detectar outras que estejam em um estágio prematuro, sem a presença de sintomas. Desta forma, tenha um veterinário de confiança para cuidar da saúde do seu melhor amigo.

Cuidados com a higiene: os cães precisam estar com as unhas cortadas, pelos limpos e desembaraçados, orelhas limpas, entre outros cuidados. Desta maneira, além do banho, são necessários outros tipos de cuidado.

Proteja o seu amigo dos parasitas: Pulgas ou carrapatos podem prejudicar a saúde do cão, porque eles transmitem doenças e causam muito desconforto. Além disso, vermes podem acarretar sintomas como diarreia, vômitos, infecções, entre outros. No mercado, existem vários produtos voltados para o combate destes parasitas, mas antes de adquirir um, leve o seu amigo ao veterinário, para que ele possa indicar o melhor tratamento.

Alimentação: uma boa alimentação vai garantir que seu melhor amigo tenha um hábito de vida saudável e equilibrado. Por isso, dê a ele ração que tenha os nutrientes necessários e essenciais. Para saber qual o melhor tipo de ração para seu cão, converse com o veterinário.

Cuidados dentários: os dentes dos cães necessitam de cuidados especiais para evitar diversas infecções, que podem começar pela boca e espalhar por todo o corpo. Além disso, uma boa escovação evita o mau-hálito e o tártaro.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui