Doenças que são comuns em cães idosos

Obesidade, câncer, artrite, anemia, entre outras, são doenças comuns em cães idosos. Conheça algumas delas e saiba seus sintomas.

No processo de envelhecimento existem algumas doenças que são comuns. Os cães idosos precisam de cuidados especiais e principalmente muito amor, carinho e mimos. Lembre-se de que você é o melhor amigo que ele tem, por isso, o trate sempre com amor e dê muita atenção a ele no dia a dia. Confira algumas doenças que são comuns em cães idosos e os principais sintomas relacionados a ela.

Câncer

Infelizmente o câncer é uma doença que atinge muitos cachorros e os sintomas são bem variados. Dentre os principais podem ser citados os inchaços anormais que se caracterizam pelo persistente e contínuo crescimento, feridas que demoram (ou não) a cicatrizar, perda de apetite, sangramento, dificuldade em se alimentar ou ingerir hesitação no exercício ou perda de resistência, dificuldade em respirar, urinar ou defecar.

Doença dental

É caracterizada pela presença forte do mau hálito, dificuldade e resistência para comer bem e perda de peso com facilidade.

Artrite

O cão vai ter muitas dificuldades para subir escadas ou degraus, perda de muscular, mudanças notáveis de comportamento. Por exemplo, ele vai se irritar com muita facilidade e procurar ficar mais quieto no ambiente.

Problemas Renais

A situação é caracterizada pelo aumento notável de da micção e sede, perda de peso, vômitos, falta de apetite, diarreia, presença de sangue no vomito, mau hálito, úlceras orais, alterações no comportamento, entre outro.

Catarata

O cão tem o hábito de esbarrar pelos objetos da casa, os olhos têm aparência de nublado, entre outros.

Hipotireoidismo

Nesta doença, o cão vai ter um aumento de peso visível, a pelagem fica mais fina e em alguns casos ele pode entrar em depressão.

Doença de Cushing

Ao adquirir essa doença, o cachorro fica tanto com a pelagem, quanto com a pele mais fina, ele tem mais sede e urina com frequência, e, além disso, o apetite aumenta.

Doença Gastrointestinal

O cão costuma ter muitos vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, presença de sangue nas fezes, e as fezes, também, costumam ter a cor preta.

Obesidade

Caracterizada pelo excesso de peso, o cão não sente vontade de passear e fazer atividade física e em alguns casos ele também tem muita dificuldade para se locomover.

Anemia

O cão fica com as gengivas bem claras e é intolerante com atividades físicas, Ou seja, não quer sair para passear.

É fundamental que o dono sempre observe o comportamento do cão, a cor das fezes, se existe ou não sangue na urina, entre outros cuidados. Qualquer sintoma estranho é imprescindível que o cachorro seja levado ao veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *