Ensinar truques ao cachorro é muito divertido. Que tal fazer o seu melhor amigo aprender a segurar objetos? Veja as dicas!

Que tal ensinar o seu cachorro alguns comandos simples e básicos para o dia a dia, como, por exemplo, pedir a ele para segurar determinado objeto? Aprenda por meio destas dicas a ensinar ao seu melhor amigo! Porém, lembre-se de que durante o treinamento, vai precisar de muita paciência, amor e carinho.

Ensine o cão a segurar objetos!

Inicialmente escolha o objeto que seu cachorro vai aprender a segurar. É importante que ele tenha o peso e tamanho adequado para que o cão consiga. Ou seja, não escolha itens excessivamente grandes ou pesados, e sim algo que seu cão consiga segurar na boca com facilidade.

As primeiras fases do treinamento não são simples, porque requer paciência do dono e do cão. Mas, com dedicação e muito carinho, tudo é possível. Inicialmente, coloque o item que escolheu na boca do cão. (coloque com cuidado segurando o maxilar inferior, abrindo a boca e colocando o item atrás dos dentes). Nesta fase inicial, o cachorro tem que aprender a aceitar o item.

À medida que for colocando o objeto na boca do cão, faça elogios a ele e dizendo palavras positivas e carinhosas. Faça uma pequena pausa – 90 segundos- e repita essa fase inicial descrita. Assim que notar, que seu melhor amigo esta se sentindo cansado e desanimando, pare o treinamento. Ou seja, não force os limites dele, e sim, respeite. Com o passar do tempo, o cachorro vai “aprender” a aceitar o objeto e desta forma continue com o treinamento até que ele segure o item sozinho por mais de um minuto. Geralmente, o tempo médio desta fase inicial pode chegar a um mês. Mas, lembre-se de que isso é relativo, ok? Assim, seu cachorro pode levar mais tempo para aprender.

Enquanto estiver ensinando as coisas para seu cachorro, as recompensas são essenciais para a assimilação e desta forma é preciso incentiva-lo com o uso de palavras positivas. Durante as fases, não dê guloseimas, porque é preciso remover o objeto da boca do cão para alimentá-lo. Desta maneira, dê a guloseima dele favorita após a sessão de treino. Ou seja, durante o treinamento a recompensa deve ser palavras de incentivo: “muito bem”“, “parabéns”, “continue assim”, etc. E depois que terminar o treino do dia, dê o biscoito favorito!

Tendo dedicação, persistência e muito carinho, o seu melhor amigo vai aprender a segurar o objeto. Depois, se quiser pode ensinar a ele outros comandos básicos como sentar ou deitar, por exemplo.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui