Estes cães rejeitados não se largam nunca

Rejeitados pela família, dois cães fazem tudo juntos, nunca se largam e são um exemplo de amizade.

Tudo corria muito bem na vida de CC e Chewbacca, em sua casa em Iowa, no centro-oeste dos EUA, até que o mais novo membro da família – um recém-nascido – foi diagnosticado com uma forma grave de alergia. O pediatra do bebê contraindicou o convívio com cachorros e, por isso, eles foram entregues para um abrigo de animais rejeitados.

 Os dois animais são mestiços. A pequena CC exibe traços característicos dos terriers, enquanto Chewbacca lembra muito um griffon de aponte de pelo duro (de arame), que lembra muito a pelagem do fiel escudeiro de Han Solo, em “Guerra nas Estrelas”.

A saga dos cães abandonados

A antiga família de CC e Chewbacca rejeitou os dois cachorros por causa da reação alérgica do bebê, mas foi responsável o suficiente para não os abandonar nas ruas. O ideal teria sido encontrar famílias substitutas para os peludos, mas, ao entregar os animais em um abrigo, pelo menos eles não engrossaram a legião de cachorros e gatos abandonados.

Estes cães rejeitados não se largam nunca 1

De acordo com Jessica Jorgenson, porta-voz da Animal Rescue League of Iowa, sediada em Des Moines, capital do Estado (para onde os animais foram levados), CC elegeu o seu lugar favorito no canil: o dorso de Chewbacca. A cachorrinha parece ter encontrado segurança e conforto nas costas do melhor amigo e raramente deixa o seu “posto fixo”.

Na verdade, quando foram acomodados no canil, os dois cães foram instalados em dependências diferentes – o abrigo separa os animais de acordo com o porte, para garantir a segurança de todos. Mas CC não quis saber de ficar afastada de Chewie, como o grandalhão é carinhosamente chamado.

Em entrevista, Jessica afirmou ao The Dodo, site especializado em histórias sobre pets: “Ela estava apavorada com o ambiente estranho, cheio de cachorros desconhecidos. Quando finalmente reunimos os dois, eles não se largaram mais. Ao chegar ao cubículo da dupla, é muito raro que CC não esteja sentada sobre Chewbacca, deitada sobre ele ou pelo menos enrodilhada junto ao corpo do amigo”.

CC e Chewbacca são mais do que amigos: um é a referência de vida do outro. Desde que um bebê alérgico provocou sem querer uma mudança drástica no destino dos dois peludos, eles se tornaram a única família, o único ponto de apoio.

Depois dos primeiros exames médicos e de um período de adaptação ao abrigo, os voluntários do abrigo resolveram proporcionar um dia especial para os dois irmãos por afinidade. CC e Chewbacca ganharam um passeio para fora do abrigo.

Estes cães rejeitados não se largam nunca 2

A primeira curiosidade notada foi que, mesmo no carro, CC continuou usando Chewbacca como travesseiro. Ao desembarcarem em um parque, foi possível observar que o grandalhão modula o caminhar de acordo com os passos e a resistência da cachorrinha. Andando bem devagar, ele garante que os dois estejam sempre lado a lado.

Vida nova pela frente

Os vínculos de amizade que unem CC e Chewbacca são evidentes. Eles não são apenas dois cães acostumados a partilhar um espaço comum. Eles realmente gostam um do outros e separar a dupla seria contraproducente e até mesmo nocivo à saúde dos cães.

Desta maneira, a equipe da League de Iowa, quando constatou que os animais estavam prontos para serem colocados para adoção, informou, através das redes sociais, que os elos entre CC e Chewbacca não poderiam ser desfeitos: eles teriam de ser acolhidos pela mesma família.

Estes cães rejeitados não se largam nunca 3

Surgiram então alguns problemas de ordem prática. São poucos os candidatos a receber um cachorro em casa: uma dupla reduz ainda mais as chances. CC pode ser acolhida em um apartamento pequeno, mas Chewbacca precisa de amplos espaços para se exercitar. Além disso, os dois peludos já podem ser considerados idosos, e a maioria dá preferência aos filhotes.

Havia também um preconceito. Nos EUA, os cães de pelagem escura ficam sempre no final da fila de adoção. Antigos mitos sobre os “big black dogs” reduzem consideravelmente as chances de animais como Chewbacca, que é grande e quase preto (o pelo é castanho-escuro).

Seria possível superar tantos obstáculos? Muitos internautas acompanharam atentos a história de CC e Chewbacca, atualizada constantemente nas páginas oficiais do abrigo. Durante alguns meses, surgiram muitas perguntas e algumas propostas para CC, mas Chewie continuava sendo ignorado.

Estes cães rejeitados não se largam nunca 4

O abrigo continuou investindo na educação e os dois parceiros se tornaram garotos-propaganda, presentes em fotos e vídeos curtidos e compartilhados pelos internautas, multiplicando as postagens sobre adoção responsável e cuidados devidos aos cães, gatos e outros animais de estimação.

Mas o destino já estava traçado. Depois de meses de espera, surgiu uma família residente em Iowa disposta a receber CC e Chewbacca em casa. O abrigo conferiu atentamente as condições dos adotantes e, cumpridas as exigências burocráticas, os dois parceiros foram finalmente recebidos em um novo lar.

CC e Chewbacca estão felizes e seguros com os novos pais adotivos. Além de terem se mantido unidos, eles ganharam novos irmãos para partilhar a existência: dois cães e três porcos de estimação. Um final feliz – ou um novo começo – para quem sofreu a dor da separação.

Você também vai gostar...

1 comentário em “Estes cães rejeitados não se largam nunca”

  1. Bom dia
    Por favor me envie notícias reportagens e novidades sobre pets
    Sou completamente apaixonada por pets, todos, menos répteis, os quais respeito com distância
    Agradeço muitíssimo o recebimento de assuntos de animais domésticos selvagens e silvestres
    Silvinha Ballona
    Protetora ativista da causa animal e vegana

    Responder

Deixe um comentário