Muitas pessoas consideram seus cachorros como membros da família. Esse tratamento acaba criando uma série de hábitos que fazem com que o cão se sinta como parte integral no funcionamento da família. Porém, é preciso cuidado ao tratar cães como pessoas, pois algumas atitudes prejudicam a relação entre os moradores da casa e o animal, que pode se comportar de maneira inapropriada em algumas situações.

Evite tratar cães como pessoas

Não há problema algum em deixar o cachorro dormir dentro de casa, vesti-lo com roupinhas, oferecer guloseimas, entre outros mimos. No entanto, algumas pessoas exageram e se esquecem de que estão lidando com bichos e não com humanos. Como os cães possuem necessidades diferentes das nossas, nem tudo o que é bom para nós faz bem para eles.

Roupas confeccionadas para cachorros, por exemplo, os deixam muito mais charmosos e confortáveis em dias frios. Porém, não é recomendável que os cães permaneçam vestidos durante dias muito quentes, ainda que você tenha dó dele por achar que ele ficará pelado. Diferente das pessoas, os cães não precisam de roupas como nós precisamos para viverem sociedade. Alémdisso, não vista o seu animal só por querer exibi-lo com determinada roupa. Especialmente os cães mais peludos ficam incomodados com a peça.

Evite tratar cães como pessoas

O mesmo vale para o consumo de doces, que podem causar problemas de saúde caso sejam ingeridos em demasia pelos animais. Por mais que eles tenham vontade ao ver você comendo, não dê nenhuma guloseima só por pena ou por costume, pois a saúde do seu cão deve estar em primeiro lugar.

É importante ficar atento ao que incomoda seu cãozinho, para que ele seja tratado como um cachorro, mas sem perder todas as regalias com que está acostumado. Não se esqueça de que tratar cachorros como pessoas pode ser ruim para a convivência social com outros exemplares, que podem rejeitar cães que perderam traços da identidade canina.

Evite tratar cães como pessoas

Por fim, só deixe o seu cão dormir na sua cama com você, comer perto da mesa de jantar ou qualquer outro comportamento parecido com o de uma pessoa se isso não atrapalhar o convívio diário e nem prejudicar a saúde e o bem-estar do animal.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui